Pesquisa da Prefeitura aponta variação dos preços do gás de cozinha na capital
Com o objetivo de orientar os consumidores e monitorar o mercado na capital sergipana, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), disponibiliza, nesta quarta-feira, 5, resultado da primeira pesquisa comparativa de preços do gás de cozinha em 2020.
O levantamento, realizado pelo Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju) nesta terça-feira (4), obteve os valores aplicados em 24 estabelecimentos comerciais da capital.
O coordenador do Procon Aracaju, Igor Lopes, indica a variação detectada no levantamento. "Nessa pesquisa identificamos preços de gás que vão de R$65,00 a R$75,00, a vista, dentro da amostra pesquisada", salientou. Ele ressaltou que os valores constatados se referem ao dia em que foi realizado o levantamento, estando, portanto, sujeitos a alteração conforme a data da compra ou devido a possíveis descontos especiais, ofertas e promoções.
Igor Lopes acrescenta que os consumidores devem estar atentos a outros aspectos além do preço do produto. "É imprescindível que o consumidor procure distribuidoras e revendedores autorizados. Além disso, é preciso se atentar à qualidade do produto, evitando comprar botijões amassados ou com falhas na pintura, pois esses podem enferrujar com mais facilidade, criando desgastes que podem provocar riscos", orienta o coordenador.
As pesquisas de preços são realizadas periodicamente pelo órgão municipal, para possibilitar ao consumidor o acesso aos valores praticados no mercado de forma facilitada, contribuindo assim com a promoção do consumo consciente.
Diante desse trabalho, a coordenadora de Educação e Pesquisa do Procon Aracaju, Grazielle Rodrigues, indica outros critérios a serem observados pelos consumidores. "Os consumidores devem optar por locais que ofereçam garantia do produto, exigir sempre a nota fiscal e também observar a existência de marca de certificação do produto", alerta.
Agendamento online
Para registrar reclamação no Procon Aracaju, o consumidor pode agendar o dia e horário do seu atendimento pelo site procon.aracaju.se.gov.br. O serviço possibilita maior agilidade e eficiência para o atendimento na sede localizada na avenida Barão de Maruim, nº 867, bairro São José.
O sistema indicará no calendário os dias e horários disponíveis para o atendimento. Diante de dúvidas é possível ligar para o SAC 151, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Natal; o verdadeiro significado dessa data tão especial que celebra o nascimento do menino Jesus
Quem vai viajar neste período de férias precisa ficar atento para evitar transtornos
Filarmônica Nossa Senhora da Conceição do município de Itabaiana completa 280 anos de história
Número de acidentes envolvendo motocicletas continuam a chamar atenção
Natal e Ano Novo; para uma parcela da população essas datas são dias normais na rotina de trabalho
Mais acessadas
Lei garante mamografia pelo SUS para mulheres a partir dos 40 anos
Confira o horário de funcionamento do Hemose durante o período natalino
Suspeito de tráfico de drogas em Monte Alegre é preso
Bolsonaro é internado para cirurgia de hérnia inguinal em Brasília
Últimos dias para inscrições na II Mostra Travessias: Cinema–Educação em Sergipe
Mais notícias
-
19 horas, 29 minutos Morre Secretário adjunto de Educação de Lagarto, Jordan Castro
-
1 dia, 13 horas Trabalhadores dos Correios entram em greve em Sergipe após rejeição de proposta no TST; estatal mantém atendimento
-
1 dia, 14 horas Compras de última hora movimentam o centro de Aracaju na véspera de Natal