Recuperação do terceiro pilar de sustentação da ponte sobre o rio Japaratuba pode ter serviço concluído até fim de janeiro

Os trabalhos de escoramento dos pilares centrais da ponte sobre o Rio Japaratuba, no município de Pirambu, Litoral Norte do Estado, estão bem adiantados. O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs) e o Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER), já realiza o trabalho no terceiro bloco da ponte que deve ser concluído até o fim deste mês.
Iniciados na última semana, os trabalhos são essenciais para a recuperação dos quatro pilares centrais de sustentação da ponte, uma vez que em razão de estarem bastante danificados, a restauração de cada um deles só pode ser iniciada após o escoramento, visto que esse tipo de operação é que garantirá a segurança dos profissionais durante todo o processo, bem como reforçará a estrutura, livrando-a de um possível desabamento. A montagem depende da maré e acaba atrasando o trabalho.
De acordo com o engenheiro civil do DER, Geraldo Moraes, o andamento dos serviços atende ao cronograma estabelecido. "Já fizemos a recuperação dos dois pilares em terra firme, logo abaixo da cabeceira da ponte, estamos fazendo um do segundo bloco e iniciaremos a restauração do pilar vizinho. Já nos quatro pilares centrais, iniciamos a montagem do escoramento do terceiro bloco, que consiste na implantação das treliças, base reguladora e andaimes, serviços estes que iniciam na base do bloco do pilar até a parte superior", explica.
O engenheiro fiscal acrescenta que os trabalhos prosseguirão céleres. "Temos um efetivo de 10 profissionais que executam o escoramento no terceiro bloco, cuja conclusão está prevista para até o dia 15 de janeiro. Posteriormente, faremos o escoramento do quarto bloco, e, somente após a finalização é que os serão iniciadas a recuperação individual de cada um dos pilares", reitera.
O Governo do Estado ressalta que nenhum veículo tem o consentimento para transitar pela ponte durante este período de interdição, uma vez que a mesma apresenta riscos e, por segurança, só será liberada parcialmente para o tráfego quando forem feitos os serviços de escoramento e reparos necessários.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Hospital de Cirurgia se prepara para oferecer atendimento pediátrico de alta complexidade

Programa de intervenção vem trazendo resultados positivos com crianças e adolescentes com TEA

Pesquisa mostra que o acesso à rede, pode parecer simples, mas não é tão fácil

Direto de Brasília 17/09/25 - Aprovada PEC blindagem

Caso Lael: até sexta-feira a justiça vai ouvir várias testemunhas pela morte do advogado
Mais acessadas
Aracaju sediará Congresso Brasileiro de Microbiologia e o Food Micro Latino em outubro de 2025
Aracaju sediará o I Fórum das Cidades Sergipanas para debater planejamento urbano e ordenamento jurídico
Governo Lula se mantém com 51% de desaprovação e 46% de aprovação, mostra pesquisa Quaest
Governo de Sergipe inicia pagamento dos servidores estaduais em 29 de setembro
Projeto “Tamo Junto Aracaju” leva serviços de saúde ao bairro Industrial neste sábado (20)
Mais notícias
-
4 horas, 47 minutos Incêndio atinge apartamento na Barra dos Coqueiros
-
8 horas, 12 minutos Decreto prevê desapropriação de 85 mil metros quadrados para construção da nova ponte Aracaju-Barra
-
8 horas, 34 minutos Hospital de Cirurgia realiza primeiro implante do dispositivo Impella pelo SUS em Sergipe