Obra da Hermes Fontes passa a ter três frentes de trabalho a partir de terça, 7

A obra de infraestrutura do corredor Hermes Fontes passa a contar com mais duas frentes de trabalho a partir da próxima terça-feira (7). Esse planejamento visa dar celeridade aos trabalhos da obra de construção do quarto corredor de transportes da capital, que abrange também as avenidas Adélia Franco e Empresário José Carlos Silva (antiga Heráclito Rollemberg).
A segunda frente atuará no sentido DIA/Centro da avenida Adélia Franco, entre o cruzamento com a rua Manoel de Oliveira Martins e a rua Dr. Gutemberg Chagas, nas proximidades do Palácio do Governo do Estado. Deste modo, o trecho ficará interditado para o tráfego de veículos. Será montado um binário no sentido contrário da via, que passa a ter sentido duplo de circulação nesse trecho.
Já a terceira frente de trabalho atuará na avenida José Carlos Silva, num trecho de aproximadamente 700 metros, entre a rotatória do Conjunto Orlando Dantas e o antigo retorno próximo à rua João Batista Machado, que será bloqueado para o fluxo de veículos; no sentido contrário (Norte/Sul) será formado um binário. Dessa forma, após a rotatória, os veículos que seguem em direção ao Centro da cidade serão desviados para o sentido contrário da via. No retorno, próximo à rua João Batista Machado, os veículos retornam para a pista de origem.
A intervenção urbana começou com uma frente de trabalho que atua no sentido Centro/DIA, entre a avenida Barão de Maruim e a rua Frei Paulo. Neste trecho, boa parte do serviço de troca de tubulação já foi feito e um binário foi montado entre a rua Euclides Paes Mendonça e a avenida Edelzio Vieira de Melo para auxiliar na trafegabilidade da via.
Somente depois da troca da tubulação e de todo o trabalho na rede de drenagem, esgoto, conserto das bocas de lobo, retirada do canteiro central se inicia a segunda fase da obra, a de requalificação do pavimento asfáltico das avenidas que compõem esse corredor de transportes.
De acordo com o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e secretario municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, a obra foi rigorosamente planejada e seu propósito tem amparo nas vertentes do direito ambiental e urbanístico.
“Do ponto de vista técnico temos um rico arcabouço jurídico que embasa esta obra. Na parte urbanística e arquitetônica será um marco para a cidade porque vai consolidar a mobilidade e vai reparar as arestas na parte de uma vegetação relativamente antiquada para a cidade. É por isto que estamos tendo o cuidado de executar a obra por etapas, com estas três frentes na parte basilar”, explica Ferrari.
Por conta da complexidade da área da Hermes Fontes, a intervenção urbanística tem uma sistemática diferente da dos outros corredores que integram o Projeto de Mobilidade Urbana (Beira Mar, Augusto Franco e Centro/Jardins), cujas obras de infraestrutura estão com execuções em andamento. No corredor Hermes Fontes, os serviços foram iniciados em período propício, devido às férias escolares, que provocam a redução do fluxo de veículos, além de ser uma época em que o registro de chuvas é menor.
Trânsito
Para minimizar os transtornos, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) realiza alterações no trânsito para atender à demanda das frentes de trabalho e agentes atuam na localidade, monitorando o tráfego e orientando os condutores.
“Os agentes acompanharão os serviços do início, às 5h da manhã, até o horário previsto para o encerramento dos trabalhos, às 17h. Além disso, iremos reforçar a comunicação com os condutores por meio da imprensa e das redes sociais para que possam preferir as rotas alternativas para evitar congestionamentos”, afirma o superintendente municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) Renato Telles.
Para diminuir transtornos, a SMTT recomenda a utilização de rotas alternativas. Assim, quem estiver seguindo sentido DIA/Centro pode utilizar como rotas alternativas as ruas José de Faro Rollemberg, Américo Curvelo, Construtor João Alves e Lagarto. Já quem estiver no sentido Centro/DIA, pode acessar as ruas Estância ou Dom Bosco e seguir pela avenida Edelzio Vieira de Melo para retornar à Hermes Fontes.
Projeto
Executado pela Prefeitura de Aracaju a partir de um investimento superior a 20 milhões de reais, com recursos de convênio firmado junto ao Governo Federal, o projeto de construção do corredor Hermes Fontes conta, dentre outras intervenções, com a criação de uma faixa exclusiva para ônibus, ao lado esquerdo da via, e construção de uma nova ciclovia na avenida José Carlos Silva.
Com 6,8 km de extensão, o corredor corta os bairros São José, Salgado Filho, Suíssa, Luzia, Grageru, Inácio Barbosa e São Conrado. As três avenidas do eixo serão recapeadas e também serão construídas calçadas com rampas de acessibilidade e implantadas sinalização vertical e horizontal.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Hospital da Criança vem registrando aumento do número de casos graves de síndromes gripais

Sergipe registra recorde histórico de empregos com carteira assinada em maio

Sebrae e a prefeitura realizam inauguração da sala do empreendedor Francisco Pimentel Franco

Direto de Brasília 01/07/25

MPSE ajuíza ação civil pública para resolver irregularidades em obras de avenidas da capital
Mais acessadas
Biblioteca Epiphanio Dória lança programação de férias com atividades para crianças a partir de 6 anos
F1 o Filme: Longa lidera bilheteria em seu primeiro final de semana de exibição
Instituto Banese realiza programação de férias no Museu da Gente Sergipana
Prêmio acumulado em R$ 52 milhões é sorteado na Mega-Sena
Novo livro de Martha Sales aborda o tempo e a ancestralidade
Mais notícias
-
4 horas, 1 minuto Instituto Banese realiza programação de férias no Museu da Gente Sergipana
-
5 horas, 28 minutos Biblioteca Epiphanio Dória lança programação de férias com atividades para crianças a partir de 6 anos
-
8 horas, 30 minutos Aposentados e pensionistas aniversariantes de julho devem fazer Prova de Vida até o dia 31 de julho