Prefeitura inicia compensação ambiental da obra da Hermes Fontes
A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), iniciou, na manhã desta sexta-feira (27) o plantio de novas árvores nas imediações da avenida Hermes Fontes. A medida faz parte da compensação ambiental em decorrência da obra de recapeamento e requalificação da via, um dos quatro corredores de transporte e trânsito da capital. Foram plantados 20 ipês rosas na avenida Edelzio Vieira de Melo, localizada perpendicularmente à Hermes Fontes. No total, 550 novas árvores serão plantadas na própria avenida e em áreas próximas.
“Como a prefeitura assegurou durante todo o processo desta obra, a compensação ambiental acontecerá no próprio corredor e nas imediações. Então iniciamos aqui, na avenida Edelzio Vieira de Melo, na confluência com a avenida Hermes Fontes, o plantio de 20 ipês rosas, número que já será aumentado na próxima semana, quando faremos a retirada de plantas inadequadas e plantaremos mais ipês. Estamos fazendo a substituição de arvores que não tinham uma boa saúde por árvores nativas que têm boa condição sanitária e que vão crescer e tornar este ambiente de novo bastante atrativo do ponto de vista paisagístico”, explicou o secretário do Meio Ambiente, Alan Lemos.
As novas árvores, além de serem jovens e nativas em sua maioria, também não oferecem riscos às áreas de passeio, uma vez que suas raízes são pivotantes (que penetram verticalmente no solo) e não causarão destruição das calçadas ou perfuração das tubulações, como ocorria na avenida Hermes Fontes. “Nas requalificações que temos feito em várias avenidas de Aracaju, temos sempre a preocupação de plantar árvores nativas ou aquelas mais adequadas ao paisagismo urbano da cidade”, reforçou o secretário. As novas mudas são oriundas do horto de Aracaju.
A ação
Além da compensação ambiental à obra, a Prefeitura ampliará o número de árvores na região da avenida Hermes Fontes. Algumas das árvores hoje plantadas na via, além de já apresentarem indícios de desgaste temporal, são de espécies inadequadas para o paisagismo urbano, com crescimento horizontal que deteriora o canteiro onde estão suas raízes e demais outras estruturas. Esses fatores se aliaram à necessidade de retirada delas para a execução da obra e vai promover a recolocação de mais do dobro de indivíduos arbóreos suprimidos, ampliando e qualificando o paisagismo no local.
Serão mais de duas árvores para cada uma suprimida. Assim, dos 600 indivíduos arbóreos atuais, 258 serão suprimidos. No entanto, haverá o plantio de 550 novas árvores. Além disso, a Prefeitura também fará o plantio de 400 arbustos e mais de 21 mil metros quadrados de grama e de 50 outros elementos paisagísticos. Com relação às espécies utilizadas em substituição às atuais, Alan Lemos esclarece que as novas árvores são nativas, mais altas e com crescimento que não prejudica as estruturas, como as atuais.
Hoje, a maioria dos indivíduos existentes na avenida pertence às espécies Mata fome, Coqueiro e Ficus, que causam problemas estruturais significativos. Por isso, a compensação será feita com novas espécies, a exemplo de ipês amarelo e roxo, pitangueiras, sibipirunas e jacarandás, espécies nativas que têm um crescimento melhor, com copa alta e que vão promover uma requalificação da arborização na capital
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
O ano de 2026 começa com muitas perspectivas; muitas delas no mercado de trabalho
Em 2025, foram quase 900 animais recolhidos para o centro de apreensões da Emsurb -
Associação Desportiva Confiança está em processo de escolha dos seus representantes da SAF do clube
Sergipe fecha 2025 com mercado de trabalho aquecido, com recorde de geração de empregos formais
Especialistas defendem principalmente o planejamento e a negociação para evitar o endividamento
Mais acessadas
Adesão ao Refis de ICMS termina nesta terça-feira (30)
Bolsonaro recebe alta hospitalar após cirurgia e volta a cumprir pena na PF
Veículo pega fogo na SE-065 em São Cristóvão e mobiliza Corpo de Bombeiros
EUA anunciam controle da Venezuela após captura de Maduro e ação militar gera reação internacional
Rede municipal de Aracaju inicia transferência interna em janeiro; saiba como
Mais notícias
-
13 horas, 12 minutos Ventania derruba estruturas e causa prejuízos em cidades do interior de Sergipe
-
16 horas, 34 minutos Município de Laranjeiras sedia 51º Encontro Cultural; confira as atrações
-
17 horas, 26 minutos Transferência interna nas escolas da Rede Municipal de Aracaju começa nesta segunda (5)