Nutricionista alerta sobre cuidados e preparos das ceias de final de ano
Confraternizar e celebrar as festas de final de ano com a mesa farta, é dessa forma que muitas pessoas comemoram a chegada do Natal e do Reveillon. O que não pode acontecer é estragar a festa ou fazer com que ela acabe mais cedo por problemas de saúde, por isso, nesse período, alguns cuidados devem ser levados a sério para que a festa tenha os seus encantos. São pratos elaborados e uma infinidade de sabores que quando misturados podem causar um desequilíbrio intestinal e sensação de mal-estar. A gerente do Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), Sieune Roberta, orienta sobre os cuidados com o que comer e beber durante o período das festas e de como aproveitar com moderação.
“Devemos evitar os excessos, como é uma data festiva a pessoa não vai se privar, mas deve evitar excesso de alimentos gordurosos como as farofas recheadas com bacon, embutidos, massas, rabanada que é muito calórica e dar preferência aos assados como o peru, chester e o lombo. Se houver mais de uma opção de carne, devemos escolher apenas uma”, explicou.
Além desses pratos típicos das festas de fim de ano, a nutricionista alerta também quanto à questão das bebidas alcoólicas e refrigerantes em excesso. “Devemos lembrar sempre da hidratação que é muito importante. Água é fundamental e se puder trocar o refrigerante por um suco natural é muito mais nutritivo. Se for beber, o ideal é ter moderação. As bebidas alcoólicas são muito calóricas, uma boa opção é o vinho tinto seco, que fornece antioxidante”, ressaltou.
Outra dica importante que a nutricionista revelou é a respeito das saladas que são preparadas antecipadamente para servir à noite. “É muito importante ter cuidado com o tempo e temperatura. Nem tudo que a gente faz uma preparação e que tem que ser acondicionado frio como as saladas de maionese e salpicão, esses alimentos devem ser preparados antes da hora de servir. Deixar em temperatura adequada, tanto os alimentos frios como os alimentos quentes e se for colocar em exposição em uma mesa só deve colocar próximo a hora de servir”, destacou.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Direto de Brasília 31/10/25 - entrevista com o deputado federal pelo PP, Tiago de Joaldo
Segunda etapa do circuito de corridas TV Atalaia 2025, “te amo Aracaju”, acontece neste sábado
Mais de 200 velejadores participam de regata em Sergipe
Na cultura mexicana, o dia de finados é diferente e chama a atenção de sergipanos que estão no país
Dia de finados; milhares de sergipanos vão aos cemitérios para homenagear os entes queridos
Mais acessadas
Inscrições para o Programa de Aquisição de Alimentos seguem abertas até segunda (3)
Feijoada da Advocacia promete música, alegria e integração no dia 8 de novembro
Jornalista Fredson Navarro lança livro 'O Vagalume' e estreia como escritor
Flamengo é finalista da Libertadores e tem a chance de conquistar tetracampeonato
Acácia Lelis é empossada presidente do IBDFAM Sergipe durante congresso nacional
Mais notícias
-
11 horas, 28 minutos Hemose faz apelo por doações de sangue tipo O negativo em Sergipe
-
11 horas, 36 minutos Inscrições para o Programa de Aquisição de Alimentos seguem abertas até segunda (3)
-
13 horas, 11 minutos Feijoada da Advocacia promete música, alegria e integração no dia 8 de novembro