Sergipe

22/11/2019 às 17h45

Hemocentro de Sergipe realiza celebração em homenagem ao Dia Nacional do Doador de Sangue

HEMOSE

Nesta segunda-feira (25), é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue. Para marcar a data, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) unidade gerida pela Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH) recepcionará os doadores de forma especial em agradecimento ao gesto altruísta e de amor ao próximo. As atividades integrativas serão realizadas a partir das 8h30, na recepção da unidade.

A programação contará com apresentação musical, coral do GACC, homenagem aos doadores, aniversariantes do dia, com maior número de doações efetivadas e doadores de aférese.  Os parceiros que incentivam a doação de sangue receberão um certificado 'Parceiro Solidário'.

O Hemocentro de Sergipe conta com um cadastro de 168.119 voluntários que realizam no mínimo uma doação ao ano. A instituição atende mais de 33 unidades de saúde, dentre hospitais e maternidades da rede pública e conveniada. Ao todos, essas unidades realizam uma média de 2 mil transfusões de sangue ao mês, para atender cirurgias de grande porte, pacientes portadores de leucemias, anemias crônicas, em tratamento oncológico, renais crônicos, portadores de anemia falciforme, dentre outras enfermidades

Das doações efetivadas diariamente na unidade de hemoterapia 72,40% são do público masculino e 27,60% doações femininas. O percentual de jovens na faixa etária de 18 a 28 anos de idade, corresponde a 39% das doações registradas. O serviço ambulatorial do Hemose também oferece atendimento com equipe multidisciplinar para pacientes portadores de hemoglobinopatias e coagulopatias, as principais são hemofilia, talassemia, anemia falciforme, doença de Von Willebrand e Gauche.  

Sobre a data

O Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, comemorado em 25 de novembro foi estabelecido através do Decreto de Lei nº 53.988, de 30 de junho de 1964, assinado pelo presidente Castello Branco. A criação da data teve como finalidade homenagear os voluntários e estimular a população brasileira para o ato regular da doação de sangue.


Fonte: HEMOSE