Sergipe

20/11/2019 às 19h11

Avosos realiza Encontro da Vitória em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil

Avosos

No sábado (23) é o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil (DNCCI). Dentre as ações alusivas à data realizadas durante todo o mês de novembro pela Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe está o Encontro da Vitória, que acontece nesta quinta (21), a partir das 9h30. O momento emocionante contará com a presença de 35 jovens adultos curados, voluntários, funcionários e médicos que acompanharam a trajetória de luta desses assistidos contra o câncer. Após a abertura do evento haverá uma palestra com o tema ´Ser adulto sobrevivente de câncer infantil´ e, em seguida, almoço de confraternização.

“É uma grande alegria reencontrar esses jovens curados. Todos nós, que fazemos a Casa Tua Ruth de Apoio à Criança com Câncer, acompanhamos cada história de perto com carinho, dando todo o suporte que eles necessitam. E são histórias lindas de vida após o câncer. Muitos já estão trabalhando, alguns com filhos... Esta é uma das festas mais marcantes para nossa instituição, inclusive por trazer o resultado vívido de nossas ações diárias. São os números divulgados em nosso site e em nossos relatórios ganhando vida”, informa emocionado o presidente voluntário da Avosos, Wilson Melo.

Ainda segundo o fundador, o DNCCi é um momento onde se intensifica a divulgação, disseminando informações, capacitando profissionais, esclarecendo sobre os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil.

Números

No Brasil, 35 novos casos de câncer são diagnósticos por dia, entre crianças e adolescentes de 01 a 19 anos. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) haverá mais de 12.500 novos casos de câncer infantojuvenil em 2019 e, com o diagnóstico precoce, em torno de 80% desses pacientes poderão ser tratados adequadamente com a doença ainda no início. Diante dessa realidade a Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (Coniacc), juntamente com as 50 instituições e casas de apoio filiadas espalhadas pelo Brasil, promove durante todo este mês de novembro ações de alerta e conscientização ao diagnóstico precoce.


Fonte: Avosos