Polícia Federal cumpre mandados por fraudes no INSS em Sergipe e outros estados

Por Com informações do Correio 09/10/2019 09h44
Polícia Federal cumpre mandados por fraudes no INSS em Sergipe e outros estados

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (09), uma operação que tem o objetivo de desarticular uma organização criminosa atuante nos Estados da Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco, voltada à prática de fraudes no INSS. O prejuízo estimado aos cofres púbicos supera os R$ 7 milhões, relativos a pelo menos 140 benefícios com constatação de fraude. Os números ainda podem se mostrar superiores com o avanço das investigações. 

Segundo informações da Polícia Federal na Bahia, 15 mandados judiciais, sendo três de prisão preventiva e 12 de busca e apreensão estão sendo cumpridos.
As investigações levaram a polícia a um grupo criminoso liderado por um dos maiores fraudadores da história do INSS, na área de benefícios. O suspeito não teve o nome divulgado, tem registro na polícia desde a década de 1980. Ele responde por processos penais e inquéritos policiais, por fraude à Autarquia Federal.
A polícia percebeu que, no primeiro momento, era realizada a criação de vínculos empregatícios falsos.

Os nomes eram inseridos no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) por meio de GFIP’s extemporâneas, para comprovação da qualidade de segurado. No segundo momento, os suspeitos criavam documentos médicos falsos, com o objetivo de simular patologias para obter benefícios da previdência, principalmente, o auxílio-doença e a aposentadoria por invalidez.
Os envolvidos responderão por diversos crimes, dentre eles integrar organização criminosa, estelionato previdenciário, uso de documento falso, falsidade ideológica e falsificação de documento público, com penas que, se somadas, podem chegar a mais de 30 anos de prisão.

O Portal A8SE busca informações junto ao INSS de Sergipe, mas ainda não obteve êxito.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: