Belivaldo e ABIH debatem sobre o turismo no Estado

Por Agência Sergipe de Notícias 11/06/2019 15h25
Belivaldo e ABIH debatem sobre o turismo no Estado
Fotos: Marco Vieira/ASN

Atendendo ao pedido do deputado estadual Luciano Pimentel, o governador Belivaldo Chagas, ao lado do secretário de Comunicação, Sales Neto, recebeu nesta terça-feira (11), no Palácio dos Despachos, diretores da Associação Brasileira da Indústria de Hoteis de Sergipe – ABIH, que apresentaram pautas com o objetivo de se somar ao governo do Estado na divulgação e promoção do turismo sergipano. Entre as ações, a redução no imposto sobre o combustível da aviação, parcerias público-privadas para obras como o Centro de Convenções, além de destacarem a importância de um trabalho alinhado entre a Abih, órgãos e empresas do ramo, com a Secretaria de Estado do Turismo e o Programa Regional de Desenvolvimento do Turismo – Prodetur. Em breve acontecerá um novo encontro para o alinhamento dessas ações, juntamente com a Secretaria de Turismo e o trade turístico.

“O governo do Estado tem se empenhado em tornar cada vez mais eficientes todas as áreas, o que também inclui o turismo. Somos um estado pequeno, mas que possui equipamentos atrativos e precisamos trabalhar isso. Uma ação importante, sempre muito esperada nesse período, é o nosso Arraiá da Orla, onde o governo do Estado, com muito esforço e apoio do Banese, está promovendo. E nada mais importante que ouvir as demandas dos setores que estão diretamente envolvidos no segmento que garante geração de emprego e renda como é o turismo”, destacou o governador.

Ao ouvir as pautas apresentadas pelo presidente da Associação, Antônio Carlos Franco Sobrinho, Belivaldo antecipou que boa parte delas já está encaminhada, a exemplo das tratativas sobre a redução do imposto do querosene na aviação. “Adianto a agenda que, nesta quinta-feira (13), me reunirei com uma companhia aérea para definir essa questão. Sobre as PPPs, isso sempre esteve no meu radar e venho tratando como prioridade. Já estamos nos reunindo e assim que tudo estiver definido tornarei público. Faço questão de deixar claro que quero acompanhar de perto esses encaminhamentos que envolvem a promoção do turismo no nosso estado, porque isso influencia diretamente na nossa economia, todo mundo sai ganhando”, frisou. 

Luciano Pimentel avaliou a discussão de forma positiva. “O governador foi muito receptivo às informações e às demandas da Abih, que representa o setor hoteleiro no estado de Sergipe, e todos saem daqui muito contentes com a visão que o governador tem do turismo, da importância que tem o setor e da necessidade de melhorias para o crescimento desse segmento. De forma que, nós acreditamos, que após essa audiência com o governador se abram mais os espaços de interlocução com as áreas que tratam do turismo no estado de Sergipe”, afirmou o deputado estadual. 

“Nosso objetivo é a somação de esforços. A Abih se colocou à disposição do governo para tudo aquilo que puder desenvolver o turismo, e a ideia é essa, gerar demanda turística e a união entre o poder público e a iniciativa privada. Temos um cronograma de ações para o segundo semestre, a partir de julho nós vamos visitar um ou dois estados, todo mês, divulgando o destino Sergipe. E pretendemos unificar os calendários com a Secretaria de Turismo para que a gente potencialize as ações”, declarou Antônio Carlos. 

Ao final da reunião, ficou definido que em breve acontecerá um novo encontro para o alinhamento dessas ações, juntamente com a Secretaria de Turismo e o trade turístico. “Muito importante essa atenção do governador, ele mostrou que está ciente de como está o turismo no estado, se mostrou bastante solícito e se comprometeu com nossa pauta e dentro de um médio e curto prazo, tentar sanar todas essas dificuldades para que o estado de Sergipe volte a crescer nessa área, gerando emprego e renda”, ressaltou o presidente da Abih.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: