ITPS promove ações especiais para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Por Assessoria 17/10/2018 11h43
ITPS promove ações especiais para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

O Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) promoveu nesta terça-feira, 16, uma feira alusiva à 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), evento nacional que acontece até o dia 21 de outubro com a temática ‘Ciência para redução das desigualdades’. No ITPS, as atividades tiveram como foco a importância da ciência para a produção e o consumo de alimentos.

“O objetivo é sensibilizar a população para a importância da ciência e da tecnologia em nosso cotidiano. Neste ano, o ITPS escolheu promover ações que tratam da produção do alimento até a segurança alimentar, fazendo com que os alunos vivenciem análises químicas necessárias em todas as etapas da cadeia alimentar”, explica a diretora técnica do ITPS, Lúcia Calumby.

A diretora destaca que a tecnologia, assim como a educação, é uma ferramenta para mudança do cenário de desigualdade social. “Segundo o Plano das Nações Unidas para o desenvolvimento, a tecnologia é como a educação, pois habilita as pessoas a abandonarem uma condição de pobreza”, conta.

No primeiro dia de atividades, o ITPS recebeu um grupo de alunos da Escola Municipal Coronel Gentil Daltro, em Nossa Senhora do Socorro. “É muito importante que os alunos entendam que a ciência não é algo distante do cotidiano. Eles também precisam compreender que a ciência ajuda na redução da desigualdade social na medida em que propõe acesso ao conhecimento e traz oportunidades de trabalho para melhoria da condição de vida da comunidade”, comenta o professor de língua portuguesa, Fábio Santos.

Pela primeira vez no ITPS, a estudante Letícia dos Santos, ficou surpresa ao descobrir os tipos de análises feitas em alimentos pelos laboratórios. “Eu não imaginava que existiam tantas análises em alimentos e que essas coisas teriam ligação com tudo as coisas que vivemos e com os produtos que chegam em nossa mesa”, comentou.

 

Programação do ITPS

A programação na área interna do ITPS para alunos de escolas públicas acontece até a próxima quinta-feira, 18. As atividades serão retomadas no sábado, 20 de outubro, quando equipes do ITPS vão à Lagarto apresentar as atividades do ITPS aos agricultores da região Centro- Sul Sergipano.

Já no dia 26, o ITPS reunirá seu quadro de servidores para apresentar todos os trabalhos de pesquisa desenvolvidos na instituição. No dia 27, as equipes do ITPS terão um estande na Feira Científica de Sergipe, que acontece no Espaço de Vivência da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em São Cristóvão, com a apresentação de projetos institucionais de divulgação científica, trabalhos de pesquisa em linguagem de popularização e trabalhos do Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior.

SNCT 2018

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) que tem como objetivo principal aproximar ciência e população por meio de eventos que tenham linguagem acessível e estimulem a curiosidade sobre tema. O evento está em sua 15ª edição.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: