Dia Mundial do Coração: médico orienta cuidados com a saúde

Por Com informações da Ascom/SES 29/09/2018 08h25
Dia Mundial do Coração: médico orienta cuidados com a saúde

Neste sábado (29), é comemorado o Dia Mundial do Coração. Para lembrar a data, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) leva informações e dicas para que a população possa cuidar melhor da saúde e, principalmente, do órgão tão importante para o funcionamento vital do corpo.

As doenças cardiovasculares mais comuns são a hipertensão arterial, o acidente vascular cerebral (derrame) e o infarto agudo do miocárdio e, para evitar esses males, é necessário prestar atenção aos próprios hábitos no dia a dia.

De acordo com o médico cardiologista Rodrigo Carvalho de Melo Lima, que compõe o corpo clínico da Maternidade Nossa de Lourdes (MNSL), ter uma vida saudável com a prática de atividades físicas, alimentação com quantidade reduzida de gorduras e rica em folhas e legumes, redução do consumo de carnes vermelhas e açúcares, são algumas dicas importantes para o bem-estar. Além disso, o cardiologista destaca que os exercícios físicos são ótimos para o coração. “Porém devem ser acompanhados por um profissional especializado”, disse.

Outro fator importante que coloca o coração em risco e merece ser destacado é o perigo da automedicação. “O perigo da automedicação em relação a analgésicos e anti-inflamatórios é o risco de estar mascarando uma doença que possa estar sendo a causa da dor, como por exemplo, um tumor. Cada organismo é diferente do outro e o efeito da mesma medicação pode ser diferente para cada um. A medicação para pressão de uma pessoa pode não fazer efeito na outra ou até provocar efeitos indesejados”, comenta o cardiologista.

Os problemas cardiovasculares estão entre as maiores causas de mortalidade nos últimos anos e o motivo é, dentre outros, o estilo de vida adotado, principalmente nas grandes cidades. A prevenção é fundamental, principalmente com o público jovem.  “Gostaria de reforçar que os cuidados com a saúde começam em casa, cuidando da nossa alimentação e da que oferecemos para os nossos filhos”, concluiu Rodrigo Carvalho de Melo Lima.

Dia Mundial do Coração

O dia 29 de setembro foi escolhido como o Dia Mundial do Coração pela Federação Mundial do Coração (World Heart Federation) em 2000. O objetivo dessa data é divulgar os perigos das doenças do coração e estimular hábitos saudáveis como prevenção. A doença cardíaca e o acidente vascular cerebral são as principais causas de morte no mundo, com 17,3 milhões de vidas colhidas por ano. Neste dia realizam-se campanhas em todo o mundo e manter o coração saudável equivale a ter uma vida mais longa. Esse pode ser o dia perfeito para deixar de fumar, para começar a fazer exercício físico e a alimentar-se melhor.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: