Dia Mundial do Coração: médico orienta cuidados com a saúde

Neste sábado (29), é comemorado o Dia Mundial do Coração. Para lembrar a data, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) leva informações e dicas para que a população possa cuidar melhor da saúde e, principalmente, do órgão tão importante para o funcionamento vital do corpo.
As doenças cardiovasculares mais comuns são a hipertensão arterial, o acidente vascular cerebral (derrame) e o infarto agudo do miocárdio e, para evitar esses males, é necessário prestar atenção aos próprios hábitos no dia a dia.
De acordo com o médico cardiologista Rodrigo Carvalho de Melo Lima, que compõe o corpo clínico da Maternidade Nossa de Lourdes (MNSL), ter uma vida saudável com a prática de atividades físicas, alimentação com quantidade reduzida de gorduras e rica em folhas e legumes, redução do consumo de carnes vermelhas e açúcares, são algumas dicas importantes para o bem-estar. Além disso, o cardiologista destaca que os exercícios físicos são ótimos para o coração. “Porém devem ser acompanhados por um profissional especializado”, disse.
Outro fator importante que coloca o coração em risco e merece ser destacado é o perigo da automedicação. “O perigo da automedicação em relação a analgésicos e anti-inflamatórios é o risco de estar mascarando uma doença que possa estar sendo a causa da dor, como por exemplo, um tumor. Cada organismo é diferente do outro e o efeito da mesma medicação pode ser diferente para cada um. A medicação para pressão de uma pessoa pode não fazer efeito na outra ou até provocar efeitos indesejados”, comenta o cardiologista.
Os problemas cardiovasculares estão entre as maiores causas de mortalidade nos últimos anos e o motivo é, dentre outros, o estilo de vida adotado, principalmente nas grandes cidades. A prevenção é fundamental, principalmente com o público jovem. “Gostaria de reforçar que os cuidados com a saúde começam em casa, cuidando da nossa alimentação e da que oferecemos para os nossos filhos”, concluiu Rodrigo Carvalho de Melo Lima.
Dia Mundial do Coração
O dia 29 de setembro foi escolhido como o Dia Mundial do Coração pela Federação Mundial do Coração (World Heart Federation) em 2000. O objetivo dessa data é divulgar os perigos das doenças do coração e estimular hábitos saudáveis como prevenção. A doença cardíaca e o acidente vascular cerebral são as principais causas de morte no mundo, com 17,3 milhões de vidas colhidas por ano. Neste dia realizam-se campanhas em todo o mundo e manter o coração saudável equivale a ter uma vida mais longa. Esse pode ser o dia perfeito para deixar de fumar, para começar a fazer exercício físico e a alimentar-se melhor.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Estudantes que vão fazer o Enem entram na reta final de preparação

Conheça as diferenças entre os cordões de autismo

Farmácias passam por fiscalização no outubro rosa

No próximo mês começam a valer as novas regras para a antecipação do saque aniversário do FGTS

Direto de Brasília 17/10/25 - Exposição sergipano congresso
Mais acessadas
TobiArte celebra 15 anos e transforma Tobias Barreto em palco cultural
Dupla fica ferida após queda de motocicleta na SE-100, em Itaporanga D’Ajuda
Eliminatórias do Sescanção acontecerão nos dias 22 e 23 de outubro
Mega-Sena sorteia seis dezenas de prêmio acumulado em R$ 40 milhões
Prefeitura realiza sorteio complementar para comerciantes ambulantes do Pré-Caju 2025
Mais notícias
-
17 horas, 43 minutos Confira a programação da 67ª Peregrinação de Nossa Senhora Divina Pastora deste fim de semana
-
18 horas, 18 minutos Nova fase de inscrição do CMais Mulher com auxílio de R$ 500 começa em Sergipe
-
18 horas, 32 minutos Ponto facultativo do Dia do Servidor é antecipado em Aracaju