Sobe para 100 o número de casos notificados de microcefalia em Sergipe

Na tarde desta sexta-feira (4) a Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe enviou nota apresentado os dados atuais dos casos de microcefalia no Estado. Em 2015, o número de casos notificados no Estado subiu para 100. Na última terça-feira (1º) o governador Jackson Barreto decretou situação de emergência na saúde pública em Sergipe por conta do número de casos da doença.
De acordo com a nota, até o dia 04/12/2015, foram notificados 100 casos de microcefalia no estado, sendo 98 notificados em 8 (oito) maternidades sergipanas e dois em maternidades de outros estados (Minas Gerais e Alagoas).
A notificação dos casos de recém-nascidos com microcefalia tornou-se compulsória a partir da declaração de ESPIN em 11 de novembro de 2015, desta forma os profissionais devem notificar dentro de 24 horas após a identificação do caso.
Orientações Gerais
- Considerando a possibilidade de associação da microcefalia com doenças infecciosas, ou outras causas, recomenda-se aos serviços e profissionais de saúde que informem a todas as gestantes e mulheres em idade fértil, com possibilidade de engravidar, que:
• É importante a atualização das vacinas de acordo com o calendário vacinal do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde:
• Evitar a automedicação pois alguns medicamentos podem causar danos ao feto durante a gestação;
• Necessidade de atenção sobre a natureza e a qualidade daquilo que se ingere (água, alimentos, medicamentos), consome ou tem contato, e o potencial desses produtos afetarem o desenvolvimento do bebê.
• Durante a gestação é necessário proteger-se das picadas de insetos, para isso, é importante:
Evitar horários e lugares com presença de mosquitos;
Sempre que possível utilize roupas que protejam partes expostas do corpo;
Consulte o médico sobre o uso de repelentes e verifique atentamente no rótulo a concentração do repelente e definição da frequência do uso para gestantes;
Permanecer, principalmente, no período entre o anoitecer e o amanhecer, em locais com barreiras para entrada de insetos como: telas de proteção, mosquiteiros, ar-condicionado ou outras disponíveis.
Se houver qualquer alteração no seu estado de saúde, principalmente no período até o 4º mês de gestação, ou na persistência de doença pré-existente nessa fase, comunique o fato aos profissionais de saúde (médicos obstetras, médico ultrassonografista e demais componentes da equipe de saúde) para que tomem as devidas providências para acompanhamento da gestação
Mais vídeos

Hospital da Criança vem registrando aumento do número de casos graves de síndromes gripais

Sergipe registra recorde histórico de empregos com carteira assinada em maio

Sebrae e a prefeitura realizam inauguração da sala do empreendedor Francisco Pimentel Franco

Direto de Brasília 01/07/25

MPSE ajuíza ação civil pública para resolver irregularidades em obras de avenidas da capital
Mais acessadas
Biblioteca Epiphanio Dória lança programação de férias com atividades para crianças a partir de 6 anos
F1 o Filme: Longa lidera bilheteria em seu primeiro final de semana de exibição
Instituto Banese realiza programação de férias no Museu da Gente Sergipana
Prêmio acumulado em R$ 52 milhões é sorteado na Mega-Sena
Novo livro de Martha Sales aborda o tempo e a ancestralidade
Mais notícias
-
4 horas, 4 minutos Instituto Banese realiza programação de férias no Museu da Gente Sergipana
-
5 horas, 31 minutos Biblioteca Epiphanio Dória lança programação de férias com atividades para crianças a partir de 6 anos
-
8 horas, 33 minutos Aposentados e pensionistas aniversariantes de julho devem fazer Prova de Vida até o dia 31 de julho