Saúde e Huse iniciam Campanha de Higienização das Mãos

Com o intuito de conscientizar os profissionais de saúde a prevenir e evitar a infecção hospitalar, o Serviço de Controle da Infecção Hospitalar (SCIH) e a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) deu início a Campanha de Higienização das Mãos.
A iniciativa tem como objetivo prevenir a infecção hospitalar através do alerta aos profissionais para que higienizem as mãos correta e constantemente, além de chamar a atenção para a segurança nas cirurgias. As mãos são um dos principais veículos das infecções hospitalares nas unidades de saúde.
As ações fazem parte do programa "Prevenindo a Infecção e Sobrevivendo a SEPSE (infecção por germes patogênicos)", realizado em parceria com Ministério da Saúde (MS), Hospital Albert Einsten, Instituto Latino Americano de SEPSE (ISLA), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e Universidade Federal de Brasília.
Para chamar a atenção dos profissionais de saúde foram realizadas atividades lúdicas, como a exibição de filmes educativos, paródias sobre o tema, gincana entre as equipes das Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) e apresentação de slides. As atividades serão realizadas nos três turnos do Huse e os profissionais receberam frascos individuais de álcool em gel.
No dia 05 de maio foi comemorado o Dia Nacional de Higienização das Mãos. Já no dia 15, foi o Dia Nacional de Controle de Infecção Hospitalar. "Higienizar as mãos é um ponto crucial na prevenção e diminuição da infecção hospitalar e há baixa adesão dos profissionais nos hospitais em todo mundo. Temos que buscar uma maneira de envolver as pessoas, pois caso contrário nunca conseguiremos alcançar 100% de adesão para higienização das mãos. Os melhores índices estão em 60% e 70%", disse Iza Lobo, médica infectologista e coordenadora da CCIH do Huse.
Danielle Travassos, estudante de farmácia residente da CCIH do Huse, explica que existem cinco momentos de higienização das mãos e bastam apenas 20 segundos para o procedimento. "Primeiro, é necessário retirar os adornos, a exemplo de relógios e anéis, colocar o álcool em gel e friccionar uma mão na outra. Os polegares e as pontas dos dedos também devem ser friccionados", explicou.
O diretor geral da Fundação Hospitalar de Saúde, Marcelo Vieira, prestigiou o evento. "Essa agenda faz parte do esforço dos membros da CCIH e dos profissionais que atuam na área no sentido de aprimorar as condições de higiene a partir do ato simples de higienizar as mãos. Desde o primeiro momento em que fomos apresentados ao projeto, compreendemos a importância de nos envolvermos profundamente nele. Essa ação nos ajuda a criar um círculo virtuoso com os profissionais e da otimização do serviço hospitalar com a diminuição do risco de infecção", disse.
Fonte: ASN
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Hospital da Criança vem registrando aumento do número de casos graves de síndromes gripais

Sergipe registra recorde histórico de empregos com carteira assinada em maio

Sebrae e a prefeitura realizam inauguração da sala do empreendedor Francisco Pimentel Franco

Direto de Brasília 01/07/25

MPSE ajuíza ação civil pública para resolver irregularidades em obras de avenidas da capital
Mais acessadas
Instituto Banese realiza programação de férias no Museu da Gente Sergipana
F1 o Filme: Longa lidera bilheteria em seu primeiro final de semana de exibição
Prêmio acumulado em R$ 52 milhões é sorteado na Mega-Sena
Biblioteca Epiphanio Dória lança programação de férias com atividades para crianças a partir de 6 anos
Novo livro de Martha Sales aborda o tempo e a ancestralidade
Mais notícias
-
4 horas, 32 minutos Instituto Banese realiza programação de férias no Museu da Gente Sergipana
-
5 horas, 59 minutos Biblioteca Epiphanio Dória lança programação de férias com atividades para crianças a partir de 6 anos
-
9 horas, 1 minuto Aposentados e pensionistas aniversariantes de julho devem fazer Prova de Vida até o dia 31 de julho