Saúde e Huse iniciam Campanha de Higienização das Mãos
Com o intuito de conscientizar os profissionais de saúde a prevenir e evitar a infecção hospitalar, o Serviço de Controle da Infecção Hospitalar (SCIH) e a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) deu início a Campanha de Higienização das Mãos.
A iniciativa tem como objetivo prevenir a infecção hospitalar através do alerta aos profissionais para que higienizem as mãos correta e constantemente, além de chamar a atenção para a segurança nas cirurgias. As mãos são um dos principais veículos das infecções hospitalares nas unidades de saúde.
As ações fazem parte do programa "Prevenindo a Infecção e Sobrevivendo a SEPSE (infecção por germes patogênicos)", realizado em parceria com Ministério da Saúde (MS), Hospital Albert Einsten, Instituto Latino Americano de SEPSE (ISLA), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e Universidade Federal de Brasília.
Para chamar a atenção dos profissionais de saúde foram realizadas atividades lúdicas, como a exibição de filmes educativos, paródias sobre o tema, gincana entre as equipes das Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) e apresentação de slides. As atividades serão realizadas nos três turnos do Huse e os profissionais receberam frascos individuais de álcool em gel.
No dia 05 de maio foi comemorado o Dia Nacional de Higienização das Mãos. Já no dia 15, foi o Dia Nacional de Controle de Infecção Hospitalar. "Higienizar as mãos é um ponto crucial na prevenção e diminuição da infecção hospitalar e há baixa adesão dos profissionais nos hospitais em todo mundo. Temos que buscar uma maneira de envolver as pessoas, pois caso contrário nunca conseguiremos alcançar 100% de adesão para higienização das mãos. Os melhores índices estão em 60% e 70%", disse Iza Lobo, médica infectologista e coordenadora da CCIH do Huse.
Danielle Travassos, estudante de farmácia residente da CCIH do Huse, explica que existem cinco momentos de higienização das mãos e bastam apenas 20 segundos para o procedimento. "Primeiro, é necessário retirar os adornos, a exemplo de relógios e anéis, colocar o álcool em gel e friccionar uma mão na outra. Os polegares e as pontas dos dedos também devem ser friccionados", explicou.
O diretor geral da Fundação Hospitalar de Saúde, Marcelo Vieira, prestigiou o evento. "Essa agenda faz parte do esforço dos membros da CCIH e dos profissionais que atuam na área no sentido de aprimorar as condições de higiene a partir do ato simples de higienizar as mãos. Desde o primeiro momento em que fomos apresentados ao projeto, compreendemos a importância de nos envolvermos profundamente nele. Essa ação nos ajuda a criar um círculo virtuoso com os profissionais e da otimização do serviço hospitalar com a diminuição do risco de infecção", disse.
Fonte: ASN
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Saiba como montar uma ceia de Natal saborosa e econômica
Reformas residenciais no fim do ano exigem cuidados com rede elétrica para evitar acidentes
Ação contribui para a realização da tradicional ceia de natal promovida pela pastoral do povo da rua
Técnicos da SEMA fazem balanço das ações do ano de 2025 na comissão de meio ambiente da Alese
Nova variante da gripe se espalha com mais facilidade e acende alerta para a população
Mais acessadas
Suspeito de tráfico de drogas em Monte Alegre é preso
Últimos dias para inscrições na II Mostra Travessias: Cinema–Educação em Sergipe
Confira o horário de funcionamento do Hemose durante o período natalino
Operação prende articulador do tráfico em Sergipe
Estudo aponta que um em cada cinco brasileiros já usou drogas ilícitas
Mais notícias
-
14 horas, 50 minutos Diesel dos ônibus da Grande Aracaju passa a ser totalmente isento de ICMS
-
16 horas, 25 minutos Servidor é afastado após denúncia de assédio sexual na Prefeitura de Socorro
-
17 horas, 26 minutos Agências do Banese terão horários de funcionamento alterados durante fim de ano; confira