Sergipe

03/05/2013 às 08h03

Sergipano está entre os 70 selecionados para a Feira do Livro de Frankfurt

Redação Portal A8

O escritor sergipano Antonio Carlos Viana foi um dos selecionados para participar da Feira do Livro de Frankfurt, que este ano terá o Brasil como convidado de honra. Viana integrará a comitiva que vai à Alemanha em outubro representar a pluralidade da literatura brasileira e participar de mesas, leituras e debates da programação.

Para Viana, que hoje reside em Curitiba, essa será a primeira vez que participa de um evento internacional de literatura. "Um convite desse não acontece todos os dias. Para mim, é como se fosse um reconhecimento pelo trabalho que venho fazendo, tentando melhorar a cada livro, mas sabendo que tenho muito ainda a percorrer Terem se lembrado de mim foi uma honra, mas não é motivo para a gente pensar que chegou ao topo da literatura. Esse topo é inatingível", declarou o escritor.

O nome do sergipano está entre os 70 autores selecionados que irão à Alemanha representar a produção literária brasileira de diferentes regiões e com estilos variados. No entanto, para ele, outros nomes da literatura produzida em Sergipe também poderiam figurar nessa lista.
"Maria Lúcia Dal Farra e Chico Dantas poderiam muito bem estar lá, honrando nosso Estado. São nomes nacionais e internacionais, elogiados pela melhor crítica. Esses eventos têm limites orçamentários, por isso, muita gente boa fica de fora. Não me sinto melhor do que ninguém por estar nessa comitiva, me sinto apenas honrado", destacou Antonio Carlos Viana.

Seleção

A seleção dos nomes dos 70 escritores para integrar a comitiva foi feita por meio de uma curadoria compartilhada entre o crítico literário Manuel da Costa Pinto, Antonio Martinelli (SESC SP) e Antonieta Cunha (diretora de Livro, Leitura e Literatura da Fundação Biblioteca Nacional). Os critérios utilizados para a elaboração da lista foram a diversidade e a pluralidade, o equilíbrio entre escritores consagrados e a nova geração, a variedade de gêneros (prosa; poesia; ensaio, biografia e crítica literária; literatura infanto-juvenil e obras técnicas e científicas) e a qualidade estética.

Além disso, privilegiou-se o convite a autores publicados ou em vias de publicação na Alemanha e em outros idiomas estrangeiros, bem como os agraciados pelos principais prêmios de literatura do Brasil, de 1994 até hoje.

A Feira

A Feira do Livro de Frankfurt acontece em outubro e é considerado o maior e mais importante evento do setor literário e editorial do mundo. Este ano, o Brasil terá um lugar de destaque no evento, por conta disso, foi criado o Projeto ‘Brasil Convidado de Honra da Feira do Livro de Frankfurt 2013`, composto por instituições pertencentes ao Ministério da Cultura, como a Fundação Biblioteca Nacional e a Fundação Nacional de Artes, além do Ministério de Relações Exteriores, a Câmara Brasileira do Livro e instituições da sociedade civil brasileira.

Fonte: ASN