Secretaria de saúde diz que Sergipe não registrou óbitos por dengue

Estamos no período mais chuvoso do ano e a luta para combater a dengue continua. Além das ações de combate e prevenção à doença, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) tem se mantido em alerta para o controle da incidência da dengue em Sergipe.
No primeiro trimestre de 2013, foram notificados 576 casos, 86 confirmações da doença e nenhum óbito. Esses índices são muito inferiores aos registrados no mesmo período de 2012, quando 4.264 casos foram notificados, 1.672 confirmados. De acordo com a matéria publicada no jornal Correio Braziliense, no dia 11 de abril, a incidência da dengue no estado é de 18,6 casos para casa 100 mil habitantes, dado que representa uma das menores incidências do país.
"Na última semana, diante da suspeita de que um adolescente foi a óbito, vítima de dengue hemorrágica, iniciamos o processo de investigação através da realização de exames específicos como o sorológico e o de detecção do vírus. Em nenhum desses exames o diagnóstico foi positivo. Ainda assim, faremos uma nova análise como parte do processo", garantiu a coordenadora do Núcleo de Endemias da SES, Sidney Sá.
Alerta
Além das ações por parte da SES, a população deve estar atenta aos possíveis focos em suas residências. É preciso que cada um atue como um agente dentro do seu lar e fique alerta a sua vizinhança.
Os principais sintomas da dengue são febre, dor de cabeça, atrás dos olhos, no corpo e nas articulações. Caso não seja tratada adequadamente, a doença em estágio grave pode causar sangramento, choques e levar à morte. "A população precisa tomar todas as precauções e evitar a proliferação do mosquito. É fundamental não deixar água parada, principalmente nos locais onde o mosquito se reproduz com facilidade como pneus, caixa d`água destampada, lavanderias, latas e garrafas abandonadas, entre outros. Além de trocar a água das lavanderias, constantemente, é necessário lavar as paredes para retirar os ovos do mosquito", alertou Sidney Sá.
O cidadão que manifestar alguns dos sintomas deve procurar imediatamente uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e não tomar medicamentos sem orientação médica. A hidratação é muito importante.
Fonte: SES
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Semana nacional de trânsito: realização do primeiro congresso de educação para mobilidade urbana

Prêmio Pipiri 2025: homenagem para quem luta para garantir os direitos das pessoas com deficiência

Direto de Brasília 16/09/25 - Projeto da anistia

Prazo para adesão ao PODE, foi prorrogado até o dia 30 de novembro

Prefeitura de Aracaju quer redução temporária da tarifa de água para os consumidores afetados
Mais acessadas
Presidente da Alese recebe Grande Mérito da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Ginastas sergipanas conquistam ouro por equipes no Sul-Americano de Ginástica Rítmica
Fazenda 17 estreia com elenco polêmico e promete muita emoção
Projeto “Tamo Junto Aracaju” leva serviços de saúde ao bairro Industrial neste sábado (20)
Ex-delegado-geral de São Paulo é executado a tiros em Praia Grande
Mais notícias
-
9 horas, 25 minutos Presidente da Alese recebe Grande Mérito da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
-
11 horas, 38 minutos Caso Lael: Investigação aponta motorista do Samu como responsável por fotos vazadas da médica
-
12 horas, 28 minutos Adolescente desaparecida é apreendida com quase 17 kg de drogas em Socorro