Centro de Criatividade abre inscrições para oficinas

30/09/2015 21h08
Centro de Criatividade abre inscrições para oficinas
A8SE

O Centro de Criatividade abrirá suas portas no mês de agosto para as novas turmas das oficinas de música (violão, percussão, técnica vocal e flauta doce) e batik. Já tradicionais no Centro, as oficinas possibilitam aprendizado e diversão a dezenas de pessoas a cada semestre.

Com o objetivo de estimular e despertar o gosto pela música, há mais de sete anos o Centro de Criatividade oferece a crianças, adolescentes e adultos os cursos de violão, flauta doce, técnica vocal e percussão. Segundo Isaac Galvão, diretor da unidade, as turmas estão sempre cheias.

"Os cursos de música são sempre sinônimo de sucesso. Muito procurados, fechamos as turmas sempre com lotação completa. Todas as faixas etárias podem participar, e participam de fato. Temos crianças e adultos em algumas turmas, e isso é muito bom, ver o interesse deles pela música", se entusiasma Isaac.

Mas não são apenas as oficinas de música que fazem sucesso no Centro. O batik, que é uma técnica de tingimento artesanal do tecido, faz sucesso principalmente entre as mulheres, como é o caso de dona Deise Almeida, aposentada e apaixonada por artesanato.

Segundo ela, a oportunidade de aumentar e reciclar seus conhecimentos sobre essa arte foi única. A aposentada, que também adora música, se matriculou inicialmente no curso de flauta doce, no intuito de acrescentar mais um instrumento aos muitos que ela já toca.

Só que ao chegar ao Centro de Criatividade e conhecer os trabalhos prontos das outras oficineiras de batik, apaixonou-se pelas peças e resolveu trocar o curso. Dona Deise conta que a oficina foi um aprendizado e tanto para ela, que está abrindo sua lojinha de artesanatos e em breve começará a oferecer cursos como este em sua casa.

"Hoje, apesar de já ter concluído a oficina, continuo freqüentando o Centro semanalmente para me reunir com as outras oficineiras e juntas produzirmos mais peças. Além de ter aumentado e muito meu conhecimento sobre batik, a oficina ainda serviu como um ótimo passatempo", relata dona Deise.

As oficinas oferecidas pelo Centro são divididas em dois módulos: o primeiro, voltado para os iniciantes naquela atividade, e o de aperfeiçoamento, que possibilita ao oficineiro que já passou pelo módulo anterior um aprofundamento no assunto. E eles voltam, como é o caso de Caio Vítor Ferreira.

Ele tem apenas 12 anos e é apaixonado por música, fez o curso para iniciantes de violão, e adorou. "O curso é ótimo, a gente aprende muita coisa bacana lá, conhece gente nova e se diverte", comenta ele. Quando questionado se voltaria para o segundo módulo, de aperfeiçoamento, Caio não hesitou em responder que sim.

As oficina

Segundo Isaac Galvão, as inscrições para as oficinas já se encontram abertas e são gratuitas. Os cursos de música terão início no mês de agosto, e as aulas vão até dezembro. Já as aulas de batik, têm início no mesmo mês, mas encerram em setembro.

As oficinas de violão, percussão e flauta doce, podem ter participação de todas as faixas etárias, mas a de técnica vocal é mais indicada para adolescentes e adultos, devido à especificidade e grau de dificuldade do curso.

Qualquer pessoa pode participar, não havendo exigência de morar próximo ao Centro, ou de ser aluno de instituição pública. As aulas acontecem todas as quartas e sextas, e têm duração de 1:30h.

Mais informações sobre as oficinas podem ser obtidas através do telefone 3179-1909, ou no Centro de Criatividade.

Fonte: Secult

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: