MEC "reprova" seis instituições de ensino superior em Sergipe

30/09/2015 20h48
MEC "reprova" seis instituições de ensino superior em Sergipe
A8SE

O resultado do Índice Geral de Cursos do Ministério da Educação (MEC), publicado nesta quinta-feira (17) no Diário Oficial da União, "reprovou" 06 das 12 instituições de ensino superior em Sergipe por apresentarem notas abaixo de 3, segundo o IGC (Índice Geral de Cursos) e no CGC, indicador que leva em conta a nota dos alunos no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) e outros indicadores como infraestrutura e qualidade do corpo docente. O índice é elaborado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).

As seis instituições receberam notas 02. As duas instituições federais: Universidade Federal de Sergipe e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS) receberam nota 03. A escala vai de 1 a 5.

O IGC, que funciona como um indicador de qualidade, leva em consideração principalmente as notas dos cursos de graduação e de pós-graduação de cada instituição no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). Em todo o Brasil, o número de instituições que não tiveram bom Índice ultrapassa a marca de 680.

Com esses resultados, o indicador deverá orientar as visitas in loco dos avaliadores do Instituto Nacional de Educação e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A visita dos especialistas poderá confirmar o resultado do Índice e, neste caso, as instituições com notas inferiores a 3 - considerada razoável- poderão recorrer.

Se as notas baixas forem mantidas, a instituição poderá sofrer algumas medidas do governo federal - desde arquivamento de pedidos de abertura de novos cursos até o descredenciamento do centro de ensino, passando também pela impossibilidade ampliação de vagas em cursos existentes.

No total, foram avaliadas em todo país 2.176 universidades, faculdades e centros universitários.

Medicina e Nutrição

Foram avaliados 12 cursos na UFS. Os dois cursos mais bem avaliados na Universidade Federal de Sergipe (UFS) foram Medicina e Nutrição. Ambos com nota 05 no Enade e 04 no CPC (Conceito Preliminar de Curso), que avalia os cursos de graduação e obedece um ciclo de três anos. As piores notas ficaram com Agronomia e Serviço Social, com notas 2 no Enade e CPC.

Veja a tabela completa das instituições

 

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: