Sergipe

07/09/2011 às 14h37

Filme produzido por alunos do NPD será exibido em Paris

O convite para participar do evento francês surgiu durante o ‘Kinoforum`

Redação Portal A8

Produzido pelos alunos do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira, uma das unidades da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju), o curta-metragem ‘Do Outro Lado do Rio` tomará as telas do festival internacional de cinema `Signes de Nuit`, em Paris, no dia 16 de outubro. O convite para participar do evento francês surgiu durante o ‘Kinoforum`, maior festival de curtas-metragens da América Latina no qual o filme sergipano ganhou, entre 80 selecionados, o ‘Prêmio Aquisição` da ‘Mostra KinoOikos`, pelo júri SESC TV, recebendo R$2.500.

Para os alunos que participaram de todas as etapas de produção do curta, o reconhecimento é fruto de muito trabalho e o sentimento é de puro orgulho. "Ficamos muito satisfeitos em ver que a beleza de Sergipe, representada através do olhar de sergipanos, está sendo vista e apreciada por diferentes públicos. É uma vitória que nos alegra muito", felicita Baruch Blumberg, um dos diretores do curta.

Rodrigo Grota, ministrante do curso que resultou na produção do filme ‘Do Outro Lado do Rio`, não esconde a emoção. "Ver um filme feito numa oficina de realização, por alunos que tiveram o primeiro contato com produção, ganhar espaço em premiações e festivais importantes é, sem dúvida, maravilhoso. Ganhar o KinoOikos foi uma vitória imensa, e agora levar as paisagens de Sergipe para a França é abrir portas imensas para o audiovisual sergipano", afirma.

Momento especial

Segundo Graziele Ferreira, coordenadora geral do NPD Orlando Vieira, este é um momento de muita alegria, pois o Núcleo vem experimentando momentos muito especiais. "Vários curtas, de cursos diferentes do NPD, foram selecionados para diversos festivais, como o Festival Ibero-americano de Curtas-Metragens de Sergipe (Curta-SE), o Festival de Vídeo Tela Digital e o Kinoforum. Agora, sem dúvida, estamos passando para uma outra fase", comemora.
Ainda segundo Graziele, o reconhecimento com um prêmio no Kinoforum é uma conquista não só para a cena audiovisual sergipana, mas também para todo o Programa Olhar Brasil.

"O convite para exibir em Paris é levar o talento sergipano, com Aracaju e Barra dos Coqueiros como cenário de fundo, a um patamar onde sempre sonhamos estar, mas não imaginávamos que fosse após um período de tão curto prazo. Isso é uma prova da potencialidade dos Núcleos de Produção Digital. É fascinante", finaliza.

‘Signes de Nuit`

O ‘Signes de Nuit` é um festival internacional independente de curtas, filmes experimentais e documentários, organizado pela Associação ‘Signes de Nuit`, em Paris, na França. A festa principal acontece em diferentes lugares centrais e cinemas parisienses. Durante o ano, o festival é convidado a apresentar seu programa de seleções em festivais, instituições culturais e escolas de cinema em todo o mundo. As projeções acontecem em 21 países, como Líbano, Cuba, Turquia, Japão, Austrália, Peru, Eslováquia, Tunísia, Lituânia, Rússia, além da edição anual na capital francesa.

 

Fonte: PMA