IBGE: PIB de Sergipe passa o de Alagoas e agora é o 20º do país
Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre as Contas Regionais 2008 aponta que o Produto Interno Bruto (PIB) de Sergipe superou, pela primeira vez, o de Alagoas, colocando o Estado na 20ª posição do ranking nacional de geração de riquezas.
Segundo o levantamento, a economia alagoana cresceu 4,1% no ano de 2008 - uma média de crescimento inferior à média nacional no período, que foi de 5,2% - enquanto a taxa de crescimento registrada por Sergipe foi de 2,6%. Mesmo assim, o conjunto de riqueza alagoano ficou abaixo do sergipano, totalizando R$ 19.447 bilhões em recursos contra o do estado vizinho que somou R$ 19.552 bilhões.
A participação da economia alagoana no PIB nacional recuou de 0,7% para 0,6% em 2008, se igualando à participação de Sergipe.
De acordo com o economista Cícero Péricles de Carvalho, professor doutor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), a superação do PIB de Alagoas pelo de Sergipe já era esperada. "Ao longo dos anos, a economia do estado vizinho cresceu baseada na diversificação econômica, sempre com médias acima das registradas por Alagoas. Lá em Sergipe há atualmente 17 pólos industriais", afirma.
Com informações do Tudo na Hora
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Ele é uma tradição de final de ano que não pode faltar na mesa
Ceia solidária leva dignidade e esperança no natal - Balanço Geral Manhã
Prazo para inclusão do nome social no cadastro eleitoral se encerra em 6 de maio
Pisca-pisca sem selo pode causar acidentes, itps orienta sobre decoração natalina segura
Confira os destaques do quadro ‘Fala doutor’ nesta quarta-feira (17)
Mais acessadas
Apostas da Mega da Virada 2025 já estão abertas; Saiba como participar
Jovem é executado a tiros em frente à residência no município de Telha
Sergipe divulga lista de habilitados e inabilitados do edital de seleção de Patrimônios Vivos da Cultura Sergipana
[VÍDEO] Montanha-russa da Vila do Natal trava na Orla de Atalaia; público é resgatado sem ferimentos
Colisão frontal envolvendo quatro veículos deixa feridos na BR-235, em Areia Branca
Mais notícias
-
48 minutos [VÍDEO] Montanha-russa da Vila do Natal trava na Orla de Atalaia; público é resgatado sem ferimentos
-
3 horas, 9 minutos Motociclista morre após colidir com caminhonete parada em Canindé de São Francisco
-
17 horas, 35 minutos Sergipe divulga lista de habilitados e inabilitados do edital de seleção de Patrimônios Vivos da Cultura Sergipana