IBGE: PIB de Sergipe passa o de Alagoas e agora é o 20º do país

30/09/2015 20h19
IBGE: PIB de Sergipe passa o de Alagoas e agora é o 20º do país
A8SE

Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre as Contas Regionais 2008 aponta que o Produto Interno Bruto (PIB) de Sergipe superou, pela primeira vez, o de Alagoas, colocando o Estado na 20ª posição do ranking nacional de geração de riquezas.

Segundo o levantamento, a economia alagoana cresceu 4,1% no ano de 2008 - uma média de crescimento inferior à média nacional no período, que foi de 5,2% - enquanto a taxa de crescimento registrada por Sergipe foi de 2,6%. Mesmo assim, o conjunto de riqueza alagoano ficou abaixo do sergipano, totalizando R$ 19.447 bilhões em recursos contra o do estado vizinho que somou R$ 19.552 bilhões.

A participação da economia alagoana no PIB nacional recuou de 0,7% para 0,6% em 2008, se igualando à participação de Sergipe.

De acordo com o economista Cícero Péricles de Carvalho, professor doutor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), a superação do PIB de Alagoas pelo de Sergipe já era esperada. "Ao longo dos anos, a economia do estado vizinho cresceu baseada na diversificação econômica, sempre com médias acima das registradas por Alagoas. Lá em Sergipe há atualmente 17 pólos industriais", afirma.

Com informações do Tudo na Hora

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: