Sergipe

28/10/2010 às 10h39

Alunos da rede municipal participam do Festival Internacional de Cinema infantil

Estudantes de oito unidades de ensino da rede municipal participaram do projeto "A Tela na Sala de Aula", parte da programação do 8º Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI).

Redação Portal A8

Estudantes de oito unidades de ensino da rede municipal participaram do projeto "A Tela na Sala de Aula", parte da programação do 8º Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI). O evento, iniciado no último dia 22, é uma iniciativa da Copacabana Filme e Produções com a produção local da Casa Curta-SE.

Alunos de escolas da rede municipal participaram do projeto (Foto:PMA)

De acordo com a coordenadora pedagógica da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Tenisson Ribeiro, Márcia Soares, o festival promove o acesso à cultura e à arte. "Estamos aproveitando essa grande oportunidade, que torna perceptível ao aluno a magia do cinema, uma vez que muitos estão desfrutando esse privilégio pela primeira vez", afirmou.

Os estudantes da rede municipal assistiram filmes como ‘O Pequeno Narigudo`, `African Bambi` e ‘O Segredo de Kells`A aluna da Emef. Manoel Bomfim, Larissa Ferreira, 12 anos, assistiu ao filme ‘African Bambi` e se encantou com as cenas de amor e aventura vividas por personagens reais, filmados no leste da África, cuja história é narrada por uma girafa. "Poder assistir ao filme junto aos meus colegas de classe foi o maior barato. Recebemos uma mensagem de otimismo, através do drama de um filhote que se perde da mãe", testificou a adolescente.

Projeto
A `Tela na Sala de Aula` conta com uma programação especial para escolas e projetos sociais, que acompanha as atividades do FICI e já beneficiou 500 mil crianças desde sua primeira edição, em 2003. São exibidos filmes de diversas nacionalidades que aproximam as crianças de várias produções e vertentes cinematográficas. Cada filme exibido possui um caderno pedagógico, com sugestões de atividades, criado a partir dos parâmetros curriculares do Ministério da Educação e dividido por áreas de ensino para todos os segmentos escolares (da Educação Infantil ao Ensino Médio).

"Poder assistir ao filme junto aos meus colegas de classe foi o maior barato" disse Larissa Ferreira (Foto:PMA)

"Os filmes são exibidos de acordo com a faixa etária dos alunos. O objetivo do projeto é promover, no ambiente escolar, a discussão e reflexão sobre as produções assistidas. Para isso, o FICI disponibiliza no site materiais pedagógicos, que os professores podem baixar, com orientações para que tenham noção do que irá ser trabalhado em sala de aula", destacou o auxiliar de produção da Casa Curta-SE, Bruno Custódeo.

Em 2010, o Festival Internacional de Cinema Infantil está levando mais de 90 filmes para as salas de cinema da Rede Cinemark em nove cidades brasileiras, reunindo inéditos e clássicos, curtas-metragens brasileiros e internacionais, séries de TV e mostras especiais além de oficinas de cinema de animação e debates. A estreia aconteceu no Rio de Janeiro e Niterói, passou por Brasília, São Paulo, Campinas, Belo Horizonte e Recife. O projeto segue até esta quinta-feira, 28, quando alunos de mais seis escolas municipais assistirão aos filmes ‘Rolli na Terra dos Elfos`, ‘Jogada Decisiva`, entre outros.

Com informações da PMA