Sergipe

25/09/2009 às 09h29

Concurso da PMA terá 210 vagas na área social

Serão 210 vagas, sendo 55 para assistente social, 45 para psicólogos e 110 para educadores sociais

Redação Portal A8

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, anunciou nesta sexta (25) a realização de concurso público para a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc). Serão 210 vagas, sendo 55 para o cargo de assistente social, 45 para psicólogos e 110 para educadores sociais.

O edital com informações sobre período de inscrição, requisitos, provas e salários será elaborado por uma comissão formada por funcionários de carreira da administração municipal. Esse é o primeiro concurso público da história da Prefeitura de Aracaju voltado à área de assistência social.

Atualmente o quadro no município conta apenas com 10 assistentes sociais. Os novos cargos vão ampliar e qualificar os serviços prestados a pessoas de todas as idades, desde a criança até a mulher que sofre violência doméstica. "O educador social não basta apenas saber cadastrar uma mãe no programa Bolsa Família. Ele precisa dar carinho, atenção e cuidar das famílias", explicou Edvaldo.

Os profissionais aprovados atuarão em programas, projetos e serviços formalizados na Lei Orgânica da Assistência Social (Loas) e regulados pelo Sistema Único da Assistência Social (Suas).

Nos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas) eles atenderão adolescentes em conflito com a lei; crianças, adolescentes e mulheres vítimas de violência, abuso e exploração sexual; idosos e deficientes vítimas de maus tratos; crianças e mulheres em regime de abrigamento. Também vão acolher a população em situação de rua.

Eles ainda participarão do desenvolvimento das ações sócioeducativas nos 64 núcleos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), que hoje atende no município de Aracaju cerca de 1.280 crianças e adolescentes. No Projovem Adolescente, os profissionais atuarão junto aos 41 núcleos, atendendo no total cerca de 1.025 jovens.

Com informações da AAN