Dia Mundial Sem Carro acontece nesta terça em Aracaju

30/09/2015 19h41
Dia Mundial Sem Carro acontece nesta terça em Aracaju
A8SE

Para o ‘Dia Mundial sem Carro`, a Prefeitura Municipal fechou o trânsito nesta terça-feira, 22, das 07h às 18h, nas seguintes vias: entorno da praça da General Valadão, travessa Baltazar Góes (da rua Itabaianinha até a avenida Rio Branco), travessa Hélio Ribeiro (até a Rio Branco), rua José do Prado Franco com Santa Rosa e Beco dos Cocos. Essas ruas serão liberadas para os pedestres e ciclistas e tomadas por atividades esportivas, culturais e educativas.

PMA monta estande para mobilizar a população (Fonte: Sérgio Ferreira (Exclusiva Atalaiaagora))

A programação envolverá iniciativa privada, terceiro setor e diversas secretarias, que promoverão uma reocupação do espaço urbano com atividades voltadas às áreas de cidadania, saúde, meio ambiente, transporte, cultura, esporte e lazer. Estão previstas as participações da Orquestra Sanfônica, grupos folclóricos, de teatro e de tai chi chuan, malabaristas, grafitagem e danças circulares; exposições, oficinas, palestras e a inauguração de bicicletários nas praças General Valadão e Fausto Cardoso.

As crianças aprendem brincando sobre leis de trânsito (Foto: Sérgio Ferreira)

Outro destaque da programação é a realização do Desafio Intermodal, às 18h, com saída da praça General Valadão e chegada no Mirante da 13 de Julho. Percorrerão essa mesma distância um condutor de carro, moto, ônibus, bicicleta e um pedestre. A idéia é levantar a discussão sobre qual o meio de transporte mais ágil, saudável, eficiente, ambientalmente sustentável e barato quando se leva em consideração determinado percurso. A ação será desenvolvida em parceria com a ONG Ciclo Urbano

Criação - Lançado em 22 de setembro de 1977, o ‘Dia Mundial sem Carro` ganhou força e propôs uma discussão séria sobre os novos desafios da humanidade: repensar os modos de produção e consumo, bem como construir políticas e planos comprometidos com a melhoria da qualidade de vida do cidadão. Dentro dessa perspectiva, a iniciativa - celebrada mundialmente - ganhou mais uma adepta: a cidade de Aracaju, que recebe todos os meses cerca de 70 novos automóveis nas ruas.

 

Com informações da AAN

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: