Projeto de incentivo à produção leiteira será lançado em Sergipe

30/09/2015 19h40
Projeto de incentivo à produção leiteira será lançado em Sergipe
A8SE

Será lançado amanhã (11) o projeto ‘Balde Cheio` no perímetro irrigado Jabiberi, município de Tobias Barreto, território Sul do Estado. O programa tem como foco principal a transferência de novas tecnologias na produção de leite para os pequenos proprietários rurais, ensinando-os a gerenciar melhor seu negócio e aumentando a oferta de lucratividade em seus lotes.

A produção leiteira é a principal vocação do perímetro irrigado e é realizada por cerca de 60 pequenos criadores.

De acordo com o diretor de Desenvolvimento Agropecuário e de Irrigação da Cohidro, João Quintiliano da Fonseca, a idéia de trazer o projeto para Tobias Barreto surgiu após a informação de que a Embrapa Sudeste desenvolvia um projeto vitorioso no Brasil que ajuda pequenos produtores rurais como os de Sergipe.

"Os pequenos agricultores que trabalham com apenas um hectare e meio de terra, vão ter a oportunidade de desenvolver novas tecnologias e aprender a trabalhar dentro do seu espaço. A partir de agora, vamos trazer essa novidade para Sergipe, podendo inclusive, transformar o estado numa referência em produção de leite", afirma João Fonseca, que já participou de algumas capacitações para dominar a nova técnica.

A metodologia do projeto "Balde Cheio" será apresentada pelo pesquisador da Embrapa, Artur Chinelato, autor da metodologia. O trabalho inicial irá identificar os rebanhos, a produção leiteira, o potencial produtivo, análises, grau de conhecimento dos produtores, condições climáticas e outros pontos importantes para a aplicação da metodologia.

A palestra vai acontecer na sede da Associação dos Produtores do Povoado Agrovila, no próprio perímetro irrigado, às 9h, logo depois da assinatura do termo de cooperação.

Todo o trabalho será acompanhado por técnicos do Sebrae e do Governo do Estado para que o cronograma seja executado conforme o previsto.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: