Igreja Católica inicia período da Quaresma

30/09/2015 19h04
Igreja Católica inicia período da Quaresma
A8SE

Um chamado para o período de perdão pelos pecados e, também, de conversão. Esse é o sentido da Quaresma, período de 40 dias que antecedem a Páscoa e, que teve início, hoje (25) com a celebração da Missa das Cinzas pelas igrejas católicas.

O padre marca a testa de cada celebrante com cinzas, deixando uma marca que o cristão normalmente deixa em sua testa até o pôr do sol, antes de lavá-la. Esse simbolismo relembra a antiga tradição do Oriente Médio de jogar cinzas sobre a cabeça como símbolo de arrependimento perante a Deus (como relatado diversas vezes na Bíblia). No Catolicismo Romano, é um dia de jejum e abstinência.

Na Catedral Metropolitana de Aracaju, a missa celebrada por Padre Jerônimo reuniu centenas de fiéis. Ele falou da importância do dom da vida, do jejum e da abstinência como formas de reconhecimento da condição do ser humano de simples criatura.

Explicou inicialmente o significado e a importância deste tempo litúrgico que começa: "Hoje iniciamos quarenta dias de preparação para a Páscoa, a grande Festa da manifestação de Jesus ao mundo (juntamente com o Natal e Pentecostes)", disse.
"Além da Celebração de hoje, com a imposição das Cinzas, são cinco domingos em que o Evangelho nos convida a meditar sobre a vida e a missão de Jesus até sua morte e ressurreição, a Páscoa do Senhor", complementa o padre.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: