Secretário responde sobre planejamento do governo e controle do corona nos presídios

Na videoconferência realizada na manhã desta quinta-feira, 30, entre os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) e o secretário de Estado da Saúde (SES), Valberto de Oliveira Leite, a deputada Maria Mendonça expressou preocupação quanto a capacidade de sistema de saúde estadual, e questionou ao gestor público se o Governo de Sergipe está preparado para a possibilidade de um pico de contágio por COVID-19. A deputada também preocupou-se com a superlotação dos presídios, frente a necessidade do espaçamento entre os encarcerados diante da pandemia.
Em resposta aos questionamentos da parlamentar, o secretário Valberto explicou que Governo do Estado vem passando por grandes pressões para fazer o melhor dentro do sistema estadual de saúde, pois os impactos trazidos pela propagação do novo coronavírus abalou vários setores.
“O Brasil e o mundo está aprendendo a lidar com o COVID, até mesmo os Centros de Medicina Avançada estão aprendendo a lidar com a situação, e nós não somos diferentes. Vivemos as mesmas perguntas e preocupações. As decisões que tomamos de dia, já não são mais repetidas de noite. Por isso estamos frequente em reuniões contínuas, as mudanças são necessárias e rápidas, para melhor atender a população e assim prevenir o contágio”, declarou o secretário.
Controle e Planejamento
Sobre a distanciamento social, aglomerações, assunto também abordado por a deputada Maria a cerca do descumprimento por parte da população, o secretário Valberto explicou que embora o Governo vir trabalhando de forma intensificada para controlar o contágio, por meio de medidas de isolamento social e até ampliando os números de testagens na população, há casos de pessoas gripadas em casa, com corona, e que não aparecem nas unidades de para fazer exames. “Esse povo escapa do nosso controle e isso nos preocupa muito. E isso serve de critério para avaliar o aumento do contágio, e a gente não quer que aconteça”, lamentou.
“Nesse tempo de Pandemia, não estamos tratamos a Rede Privada diferente da Rede Pública, formou-se a Rede de Saúde de Sergipe. Se um paciente com plano de saúde ao encontrar a rede privada superlotada, ele irá para a pública. Não há limites. Feito isso, com a união da rede, hoje temos um total de 146 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) disponíveis. Contudo, com a instalação de respiradores no hospital de Estância, e nos hospitais Renascença e São José, a Rede de Saúde de Sergipe passará a ter 245 leitos, juntando enfermarias e UTI”, destacou o secretário de Saúde.
Presidiários
Quanto ao surgimento de casos por coronavírus nos presídios, o secretário da Saúde explicou que era previsível a ocorrência de casos, mas que a situação está sob controla das pastas da Saúde e da Segurança. Ressalta que vem mantendo interface com a secretaria de Segurança, Cristiano Barreto, e que o Governo do Estado vem tentando equacionar um antigo problema no sistema prisional quanto a falta do profissional de saúde para dar assistência aos presidiários.
“Estamos com essa situação quase resolvida. Colocamos contêiner para agilizar atendimentos, e estamos retirando os detentos gripados dos presídios e os enviando para Areia Branca, a situação está bem planejada”, garantiu.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Tiradentes Innovation promoveu uma discussão sobre o futuro da educação no Brasil

Direto de Brasília 11/07/25

Cresce número de mulheres que são mães solos e cuidam dos filhos sozinhas sem o apoio do pai

Com a temperatura mais baixa, a tendência é de que as pessoas usem mais o chuveiro elétrico

Vendas do varejo em Sergipe registraram o terceiro maior crescimento do Brasil
Mais acessadas
Polícia Rodoviária apreende dez cavalos soltos nas rodovias do Litoral Norte em Sergipe
Gregório Duvivier desembarca em Aracaju com nova peça “O Céu da Língua” em setembro
Cultura Japonesa: Festival Tanabata Matsuri acontece em Aracaju neste domingo (13)
RioMar Shopping recebe posto de vacinação da Prefeitura de Aracaju
Homem é preso com cerca de 3 kg de cocaína em posto de gasolina em Estância
Mais notícias
-
7 horas, 34 minutos Governo Federal anuncia início do ressarcimento de descontos indevidos do INSS
-
1 dia, 5 horas Lula pede ‘respeito’ a Trump, anuncia comitê de emergência e diz que recorrerá à OMC
-
1 dia, 6 horas PL que proíbe uso de animais em testes de produtos é aprovado na Câmara dos Deputados