MP de Contas vê irregularidade em pagamento de gratificações na Saúde estadual

O Ministério Público de Contas (MPC), por meio do procurador Eduardo Côrtes, emitiu despacho para o Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) propondo que seja determinada a suspensão cautelar do pagamento de duas gratificações no âmbito da saúde estadual: a Gratificação por Condições Especiais de Trabalho (Criticidade) e a Gratificação de Metas Qualitativas e Quantitativas.
Conforme o procurador, decisão do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE), transitada em julgado no dia 24 de novembro de 2016, declara a inconstitucionalidade do artigo 12 da Lei Estadual nº 6.613/2009, que institui as gratificações pagas, atualmente, a cerca de três mil servidores, num custo mensal de R$841.878,88.
"Revela-se absolutamente irrazoável que a Secretaria de Estado da Administração continue permitindo o pagamento de gratificações que foram reconhecidas inconstitucionais", diz o procurador em seu parecer.
Ele lembra que, ao julgar o processo de arguição de inconstitucionalidade, o Poder Judiciário entendeu que "é formalmente inconstitucional decreto do executivo que estabeleça a gratificação, e, por consequência, que majore as despesas com pessoal, posto violar a cláusula de reserva legal remuneratória prevista na Constituição Federal".
A proposta do procurador, já encaminhada à conselheira Angélica Guimarães, é para que seja determinado à Secretaria de Estado da Administração que, no prazo de 30 dias, suspenda os pagamentos das gratificações.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Blitz educativa abre a semana nacional de trânsito em Aracaju

Ministério do Trabalho e Emprego reconhece e formaliza a profissão de Trancista

Extração do dente siso requer cuidados especiais

A prática regular de atividade física e música são grandes aliadas na promoção da saúde mental
A prática regular de atividade física e música são grandes aliadas na promoção da saúde mental
Mais acessadas
Motorista do Samu é afastado por 30 dias por suspeita de vazamento de fotos de médica morta
Rebeca Andrade participa de painel sobre Esporte e Educação no SDGs in Brazil 2025
Acidente em Indiaroba derruba poste e interdita rodovia SE-368
Dois homens são presos por fraude com cartões bancários em Itabaianinha
Homem condenado por estupro de vulnerável é preso em Aracaju
Mais notícias
-
8 minutos Rebeca Andrade participa de painel sobre Esporte e Educação no SDGs in Brazil 2025
-
19 horas, 20 minutos Bolsonaro é diagnosticado com câncer de pele e passa por cirurgia para remoção de lesões
-
22 horas, 31 minutos Governo Lula se mantém com 51% de desaprovação e 46% de aprovação, mostra pesquisa Quaest