Senado aprova projeto que autoriza venda de spray de defesa pessoal para mulheres

Pelo texto, mulheres com 18 anos ou mais poderão adquirir o dispositivo.

Por Portal A8SE com informações do Senado Federal 01/07/2026 19h03
Senado aprova projeto que autoriza venda de spray de defesa pessoal para mulheres
Reprodução/Internet

O Senado aprovou um projeto de lei que autoriza a comercialização, compra e posse de spray de defesa pessoal à base de extratos vegetais para mulheres. A proposta segue agora para sanção presidencial.

Pelo texto, mulheres com 18 anos ou mais poderão adquirir o dispositivo. Adolescentes a partir de 16 anos também poderão comprar o spray, desde que tenham autorização dos responsáveis.

O projeto determina que o produto seja de uso individual, não contenha substâncias letais ou de toxicidade permanente e atenda às normas de segurança que serão definidas pelo Poder Executivo. Os estabelecimentos deverão manter o registro da venda por cinco anos.

A proposta também prevê punições para o uso indevido do dispositivo, como advertência, multa de um a dez salários mínimos, apreensão do spray e proibição de nova compra por até cinco anos, sem prejuízo de eventual responsabilização criminal.

Além disso, o texto cria o Programa Nacional de Capacitação em Defesa Pessoal e Uso de Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo para Mulheres, que será regulamentado posteriormente.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp