Pesquisador do Ipea revela aumento dos crimes de ódio

O economista Daniel Ricardo de Castro Cerqueira, pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), enfatizou quando da participação no debate sobre o Atlas da Violência 2019, realizado pelo deputado Iran Barbosa (PT), na manhã desta sexta-feira (27) no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe, que o amento dos homicídios no Brasil tem aumentado os crimes de ódio. Somente contra pessoas negras, o aumento foi de 33% e 1.206 vítimas de feminicídio.
“O que a gente verificou nos últimos anos até 2017, que houve um crescimento dos homicídios no Brasil de forma agregada, no entanto esse crescimento tem sido muito concentrado no Norte e Nordeste por conta de uma guerra muito acirrada do controle do tráfico de drogas, que começa na rota do Solimões, no Acre e passa pelo Amazonas e Pará, chegando até os estados do Nordeste, quando a droga é exportada nos países da Europa”, informa.
O pesquisador disse ser preocupante o aumento de crimes a exemplo do feminicídio, a violência contra a população LGBTI e a violência com viés racial. “Não é novidade a violência contra negros, mulheres, jovens que não têm sequer ensino fundamental e a população LGBTI. Infelizmente continuamos nessa trajetória de uma seletividade nessas mortes”, lamenta.
Segundo ele, o Atlas da Violência é elaborado com dados oficiais do Ministério da Saúde para fazer um diagnóstico, uma radiografia da violência no Brasil, nos estados e municípios. “Além disso, a gente olha essa radiografia e baseada no conhecimento acumulado na academia científica, a gente faz uma discussão de políticas públicas sobre o que funciona ou não”, explica.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Hospital da Criança vem registrando aumento do número de casos graves de síndromes gripais

Sergipe registra recorde histórico de empregos com carteira assinada em maio

Sebrae e a prefeitura realizam inauguração da sala do empreendedor Francisco Pimentel Franco

Direto de Brasília 01/07/25
