Vozes contra a Misoginia: Estácio debate gênero, cidadania e democracia
Evento gratuito acontece no dia 04 de maio e reúne especialistas em Direito, Psicologia e Educação
Na segunda-feira (4), o Centro Universitário Estácio de Sergipe será palco de um debate urgente e necessário. O Seminário Interdisciplinar de Gênero, Cidadania e Democracia surge como um espaço de resistência e reflexão sob o lema “Nenhuma a menos: enfrentamentos para o combate à misoginia". O evento é gratuito, aberto ao público externo e oferecerá certificação aos participantes.
A programação foi cuidadosamente planejada para cobrir diversas frentes de combate à violência de gênero, dividindo-se em três momentos principais ao longo do dia, ocupando o Auditório da Estácio e a Sala da Sergipanidade.
Uma resposta acadêmica e social
A iniciativa é fruto de uma mobilização do corpo docente e colaboradores da instituição dos cursos de Direito, Psicologia, Nutrição e Fisioterapia. Para a professora Niully Campos, que atuará como mediadora no painel da noite, o seminário cumpre o papel social fundamental da universidade.
“Percebemos a urgência de reforçar espaços qualificados de diálogo sobre as múltiplas formas de violência que atingem as mulheres. Mais do que um evento, o seminário é uma resposta pedagógica e política à realidade que nos cerca", afirma a professora.
Niully destaca ainda que a educação é a ferramenta mais potente para transformar estruturas de opressão. "Assumimos o compromisso de formar sujeitos críticos, capazes de reconhecer e enfrentar desigualdades de gênero. O enfrentamento à misoginia exige uma abordagem ampla, que considere dimensões jurídicas, sociais, emocionais e culturais".
Programação Plural
O seminário começa às 08h com o painel “Perspectivas Jurídicas e Estruturais", mediado por Fernanda Mattos. Entre os temas abordados estão as ofensivas antigênero no Congresso Nacional, as estruturas da violência e o conceito de violência vicária no Direito de Família.
No período da tarde, às 17h, a Sala da Sergipanidade recebe a roda de conversa “Repensar o Masculinismo: Diálogos para Desconstrução", mediada por Israel Jairo, focando na importância de envolver os homens no debate sobre o fim da misoginia.
O encerramento ocorre a partir das 18h30 com o painel “Políticas, História e Subjetividades", sob mediação de Niully Campos e Roberta Arditti. Este bloco contará com discussões sobre o "bem viver", o determinismo biológico, a subjetividade masculina e a apresentação do Pacto Nacional Contra o Feminicídio.
Resumo da Programação:
- Manhã (08h) – Painel Jurídico: Daniela de Andrade Souza, Agatha Cristie Silva e Cindy Yasmin Sandes.
- Tarde (17h) – Roda de Conversa: Mediação de Israel Jairo.
- Noite (18h30) – Painel de Encerramento: Carine Mangueira, Maria Luiza Soares, Lidiane de Melo Drapala e Izadora Gama Brito.
Fonte: Ascom Estácio
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Sergipe entrega selo de combate ao racismo religioso a instituições de destaque
Terceiro Congresso Internacional de Enfermagem Forense reúne diversos profissionais na capital
Sergipe registra recorde em número de passageiros no primeiro trimestre do ano
Acontece em Aracaju e em várias cidades do mundo a “Celebração dos Casamentos 2026”