Vacinação contra dengue começa para profissionais da Atenção Primária

Sergipe deve imunizar mais de 18 mil trabalhadores

Por Portal A8SE com informações do MS 12/02/2026 16h42
Vacinação contra dengue começa para profissionais da Atenção Primária
Podem se vacinar todos aqueles que tiverem 18 anos ou mais. Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom

O Ministério da Saúde iniciou nesta semana a vacinação contra a dengue voltada a profissionais da Atenção Primária do Sistema Único de Saúde (SUS). A expectativa é imunizar cerca de 1,2 milhão de trabalhadores em todo o país. As primeiras 650 mil doses já foram distribuídas aos estados.

Em Sergipe, a estratégia deve alcançar aproximadamente 18,2 mil profissionais. Segundo o governo federal, 7,9 mil doses já foram enviadas ao estado, e novas remessas estão previstas para as próximas semanas.

A vacinação começa pelos trabalhadores que atuam diretamente nas Unidades Básicas de Saúde, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários, considerados mais expostos devido ao contato diário com a população.

De acordo com o Ministério da Saúde, a nova vacina é de dose única e oferece proteção contra os quatro sorotipos da dengue. A ampliação para outros públicos, incluindo pessoas entre 15 e 59 anos, está prevista para o segundo semestre, conforme o aumento da produção nacional.

Público-alvo

Profissionais de saúde assistenciais e de prevenção:

  • Médicos
  • Enfermeiros
  • Técnicos de enfermagem
  • Odontólogos
  • Equipes multiprofissionais (eMulti)
  • Agentes comunitários de saúde (ACS)
  • Agentes de combate às endemias (ACE)

Trabalhadores administrativos e de apoio das unidades de saúde:

  • Recepcionistas
  • Seguranças
  • Profissionais da limpeza
  • Motoristas de ambulância
  • Cozinheiros
  • Outros trabalhadores atuantes nas unidades básicas de saúde (UBS)
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp