Sergipe será contemplado com 25 bibliotecas rurais

30/09/2015 19h11
Sergipe será contemplado com 25 bibliotecas rurais
A8SE

Comunidades do Crédito Fundiário, assentamentos da reforma agrária e jovens do Consórcio Social da Juventude de Sergipe receberão, nesta sexta-feira (22), 25 bibliotecas rurais do Programa Arca das Letras, da Secretaria de Reordenamento Agrário, do MDA. Serão atendidos os Territórios da Cidadania Alto Sertão, Baixo São Francisco, Sertão Ocidental e Sul Sergipano, beneficiando os municípios Aquidabã, Canhoba, Canindé do São Francisco, Estância, Itabi, Itaporanga dAjuda, Lagarto, Pedra Mole, Pedrinhas, Poço Redendo, Poço Verde, Porto da Folha, Santa Luzia, São Cristóvão, Simão Dias e Telha. A entrega será na Praça do Cruzeiro, em Itabi (SE), a partir das 14h.

Cada biblioteca rural terá dois agentes de leitura, capacitados por uma equipe técnica do MDA, no local do evento, às 10h. Os agentes de leitura são voluntários, moradores das comunidades atendidas. Indicados por meio de consulta comunitária, eles ficarão responsáveis pelas atividades da biblioteca, como o empréstimo dos livros e incentivo à leitura.

Parcerias

Com o apoio do Banco do Nordeste, as arcas, conhecidas como móveis-biblioteca, foram fabricadas na penitenciária Lemos de Brito, em Salvador (BA). Por esse trabalho, os detentos recebem o benefício da remissão de suas penas e bolsas de trabalho do Ministério da Justiça (Departamento Penitenciário Nacional) e da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da Bahia.

A ação tem também apoio do governo do estado, por meio da Empresa de Desenvolvimento Sustentável do Estado da Bahia (Pronese), do Programa Nacional de Crédito Fundiário, da Oscip Missão Criança e da Organização Não Governamental (ONG) Um Lugar ao Sol.

O Arca das Letras também conta com a parceria do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação (FNDE/MEC); Banco do Brasil/Projeto BB Fome Zero; Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça; Ministério da Cultura; Banco do Nordeste e outros órgãos públicos federais, estaduais e municipais, além de movimentos sociais, sindicatos, editoras, artistas e a população urbana, que contribui doando livros.

O Programa

Entre 2004 e 2009, Sergipe recebeu 70 bibliotecas rurais, que atualmente possibilitam que 12 mil famílias do campo, em 35 municípios, tenham acesso diário à leitura.

Desde 2003, o Arca das Letras implantou em todo o País 6.134 bibliotecas rurais em mais de 1,8 mil municípios. Até agora, o número de livros distribuídos passa de 1,3 milhão, beneficiando acima de 700 mil famílias do campo. A administração das bibliotecas é feita por cerca de 12 mil agentes de leitura, que contribuem para melhorar os índices educacionais de suas comunidades e valorizar a cultura no meio rural.

Instalada na casa de um morador, ou na sede de uma associação rural, cada biblioteca é formada, inicialmente, por cerca de 200 livros. As comunidades escolhem os assuntos que formam os acervos, o local onde a biblioteca funcionará e indicam os moradores que serão capacitados como agentes de leitura.

Os acervos contém livros didáticos, obras literárias para crianças, jovens e adultos, e livros técnicos e especializados nas áreas de saúde, meio ambiente, educação, técnicas agrícolas e de pesca, além de legislação brasileira.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: