Sergipe recebe mais de 16 mil testes rápidos para dengue

Entrega será liberada para todos os municípios a partir da próxima segunda-feira (17)

Por Redação Portal A8SE e SES 10/02/2025 15h00
Sergipe recebe mais de 16 mil testes rápidos para dengue
Foto: Mário Sousa

Foi anunciado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), que o Ministério da Saúde (MS), distribuiu 16.025 testes rápidos para dengue, correspondendo a 641 caixas, com cada embalagem contendo 25 testes, conforme a necessidade de Sergipe.

De acordo com a SES, o critério de distribuição para os municípios sergipanos é o mesmo do MS, de acordo com o número de casos notificados no ano de 2024. A entrega será liberada para todos os municípios a partir da próxima segunda-feira (17).

Com base nos critérios, Aracaju recebe 219 caixas do teste; São Cristóvão, 47; Simão Dias, 37; Nossa Senhora do Socorro, 32; Propriá, 29; Lagarto, 17; as demais cidades recebem entre 1 e 10 caixas.

O teste rápido de dengue usa uma amostra de sangue venoso ou da ponta do dedo, com resultado em cerca de 15 minutos. Outros exames, como os de biologia molecular e sorologia, estão disponíveis no Lacen. O teste rápido é uma alternativa para a população e deve ser feito entre o primeiro e o quinto dia de sintomas.

Sintomas

Os sintomas da dengue, zika e chikungunya são parecidos, incluindo febre, dor de cabeça e no corpo. Se surgirem sinais mais específicos, é essencial buscar atendimento na Unidade Básica de Saúde mais próxima.

A automedicação pode ser perigosa, especialmente no caso da dengue, pois anti-inflamatórios e medicamentos com ácido acetilsalicílico aumentam o risco de sangramentos e complicações.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp