Sergipe diminui a taxa de analfabetismo
A Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílio 2018 (PNAD) divulgada na última quarta-feira (19), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que a taxa de analfabetismo em Sergipe vem caindo ao longo dos últimos três anos na faixa etária acima de 15. Em 2016, o Estado de Sergipe pontuava uma taxa de 14,7% da população acima de 15 anos, baixando para 14,5% em 2017 e caindo ainda mais para 13,9% em 2018, ou seja, diminuiu a população de jovens acima de 15 anos que não sabem ler nem escrever.
Na região Nordeste o analfabetismo nessa faixa etária considerada escolarizável corresponde a 14,5% da população acima dos 15 anos. Portanto, Sergipe está melhor no ranking geral, ficando abaixo somente dos estados de Pernambuco (11,9%), Bahia (12,7%), Rio Grande do Norte (12,9%) e Ceará (13,3%).
O secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, reconhece que essa redução é consequência do trabalho realizado com o propósito de qualificar os processos de ensino e aprendizagem, além de planejamento focado em resultados. Ele ressalta que se observar a população total de jovens acima de 15 anos, 89,1% sabe ler e escrever em Sergipe. "Precisamos ainda melhorar, mas é inegável que quando conseguimos diminuir o analfabetismo, elevamos os índices positivos. Um ponto importante para essa mudança de realidade se deve à democratização do acesso à matrícula, à campanha de acesso às escolas, à campanha de busca ativa escolar, além disso, à formação continuada dos educadores, à realização de planejamento pedagógico e ao reordenamento de ações e recursos", ressalta.
A pesquisa comprovou que, em Sergipe, a taxa de escolarização de 15 a 17 anos, no ano de 2017, foi de 88,6%, o que corresponde a 115 mil pessoas. Já no ano anterior, o indicador foi de 86,3%, ou seja, 109 mil pessoas. Em 2018, a taxa subiu para 89,1% dessa população, ou seja, 104 mil jovens conseguem ler e escrever.
Conforme o estudo divulgado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), no que se refere ao índice de analfabetismo, a tendência é de queda no indicador, tanto no âmbito nacional quanto no regional.
Ações da Seduc
A rede estadual de educação é composta por 348 escolas, contando com 9.454 professores e 155.003 alunos, segundo o Sistema da Matrícula da rede estadual de educação. Do total de escolas, 41 funcionam em regime de ensino médio em tempo integral.
A diretora do Departamento de Educação (DED), Ana Lúcia Lima da Rocha Muricy Souza, afirma que a meta do governo estadual é reduzir ainda mais o número de analfabetos em Sergipe. Dessa maneira, um dos compromissos do Plano Estratégico 2018-2022 (PES) da Seduc é buscar, por meio do Serviço de Educação de Jovens e Adultos (SEJA/DED), executar ações que possam promover avanços no cenário educacional sergipano, além de fomentar a democratização do acesso à escola, um preceito constitucional, através da Busca Ativa Escolar e com parcerias, a exemplo da Unicef.
A diretora do DED explicou que dentro das metas de alfabetização, a Seduc atua também por meio da implantação de programas de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental em parceria com os municípios, oferecendo suporte pedagógico aos professores, a exemplo do Programa Mais Alfabetização, atuando em 82 escolas estaduais e 623 escolas municipais em 2019.
Ana Lúcia destaca que quando garante a alfabetização da educação básica na idade certa, os estudantes têm mais condições de concluir o ensino médio no tempo adequado, ou seja, até os 17 anos.
Uma outra ação da Seduc é a pactuação com os municípios também para ofertar o ensino fundamental na idade certa, cujo objetivo é oferecer apoio pedagógico visando à melhoria da prática docente para que as crianças estejam alfabetizadas até os sete anos de idade, ao final do 2° ano do ensino fundamental.
Também na modalidade de Jovens e Adultos, o coordenador da Seja, Vlademir Silva Santos, informa que ainda em 2018 foram matriculados 42.620 alunos nas diferentes turmas de Educação de Jovens e Adultos, nas redes estadual, federal, municipais e particular. Somente na rede estadual a quantidade de matriculados na EJA passou de 16.939 (2018) para 17.688 matriculados (2019).
Também está sendo realizado um estudo para implementação de um programa estadual de alfabetização de Jovens e Adultos voltado aos 14 municípios do Território do Baixo São Francisco, circunscritos à Diretoria Regional de Educação 6.
Balanço nacional
Os resultados do módulo de Educação da Pesquisa Anual por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD-Contínua) revelam que houve melhora em praticamente todos os indicadores educacionais do Brasil, entre 2016 e 2018, porém persistem as desigualdades regionais, de gênero e de cor e raça: mulheres permaneciam mais escolarizadas do que os homens, pessoas brancas tiveram indicadores educacionais melhores que os das pessoas negras ou pardas, e as regiões Nordeste e Norte apresentaram uma taxa de analfabetismo bem mais alta e uma média de anos de estudo inferior à das regiões do Centro-Sul do país.
O acesso à educação básica obrigatória pela Constituição no país, por exemplo, cresceu de 45,0% para 47,4% da população de 25 anos ou mais, nesse período de 2 anos. No entanto, variava de 53,6% no Sudeste a 38,9% no Nordeste. E era maior entre brancos (55,8%) do que negros ou pardos (40,3%), bem como entre as mulheres (49,5%) do que os homens (45,0%).
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Saiba como montar uma ceia de Natal saborosa e econômica
Reformas residenciais no fim do ano exigem cuidados com rede elétrica para evitar acidentes
Ação contribui para a realização da tradicional ceia de natal promovida pela pastoral do povo da rua
Técnicos da SEMA fazem balanço das ações do ano de 2025 na comissão de meio ambiente da Alese
Nova variante da gripe se espalha com mais facilidade e acende alerta para a população
Mais acessadas
Suspeito de tráfico de drogas em Monte Alegre é preso
Últimos dias para inscrições na II Mostra Travessias: Cinema–Educação em Sergipe
Estudo aponta que um em cada cinco brasileiros já usou drogas ilícitas
Operação prende articulador do tráfico em Sergipe
Confira o horário de funcionamento do Hemose durante o período natalino
Mais notícias
-
5 horas, 41 minutos Diesel dos ônibus da Grande Aracaju passa a ser totalmente isento de ICMS
-
7 horas, 16 minutos Servidor é afastado após denúncia de assédio sexual na Prefeitura de Socorro
-
8 horas, 17 minutos Agências do Banese terão horários de funcionamento alterados durante fim de ano; confira