Sergipe conquista ampliação da reforma agrária junto ao Governo Federal

30/09/2015 19h36
Sergipe conquista ampliação da reforma agrária junto ao Governo Federal
A8SE

O desempenho do Estado de Sergipe na execução dos programas para promover a Reforma Agrária foram evidenciados pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, durante audiência com o governador Marcelo Déda, na última quarta-feira, 29, em Brasília (DF). As ações de interiorização do desenvolvimento, além da busca do constante diálogo com os movimentos agrários, estão entre as razões apontadas para a performance de Sergipe na regularização fundiária, que é reconhecida como uma das melhores do país.

De acordo com o governador Marcelo Déda, a audiência com o ministro foi extremamente positiva, pois ampliou a perspectiva de fortalecimento dos convênios e parcerias do governo com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), através do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). "Em 2008, o Governo do Estado recebeu, através de convênio com o MDA, 50 milhões para assentar 1.100 famílias até outubro de 2009. Hoje, já temos cerca de 1.050 famílias em fase de assentamento. Diante disto, a iniciativa de prorrogar o convênio foi bem aceita pelo ministro que elogiou nosso desempenho. Recebi dele os mais efusivos cumprimentos destacando a forma como o Governo do Estado implantou essa parceria para a reforma agrária com o MDA", relatou o governador.

Dentre os resultados obtidos pelo governo, que foram alvo dos comentários elogiosos do ministro, estão a desapropriação de 3.011 hectares para assentamento de agricultores sem-terra. Isto envolve as ações executadas nos municípios de Carira, Nossa Senhora da Glória, Monte Alegre, Poço Redondo e Canindé de São Francisco. Só nesta região do semi-árido, foram adquiridos, através dos recursos do convênio e de recursos próprios do governo, 69 imóveis, onde já estão instaladas oito colônias agrícolas e há a perspectiva concreta de abrigar mais 22 colônias.

"Recebemos R$ 50 milhões do Governo Federal, através do MDA, e aplicamos 48 milhões na compra de terras para assentar famílias sem-terra em nosso Estado. E desse montante, temos apenas um saldo de R$ 1,9 milhão que será aplicado nas despesas cartorárias para regularização dos asssentamentos e emissão das escrituras", detalhou Déda.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: