Sejuc implementa projeto de remição da pena pela leitura
Ao final, cada interno fará uma resenha, uma redação supervisionada. Se tiver a redação aprovada, serão quatro dias diminuídos de pena.

A Secretaria da Justiça, do Trabalho e da Defesa do Consumidor (Sejuc), em parceria com com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), estará implementando em 10 dias o projeto de remição de pena pela leitura.
Os internos que se encaixem no perfil devem escolher uma obra, entre as disponíveis, ler e escrever uma resenha, que será avaliada pelos profissionais da Seduc. Se houver aprovação, terá a remição de dias da pena.
Segundo o coronel Reinaldo Chaves, a Sejuc elaborou um termo e recebeu a doação das obras para a implementação do projeto. "O interno receberá a obra de sua escolha. Teremos um funcionário público da Seduc que fará a supervisão. O servidor, duas vezes por semana, fiscalizará e orientará a leitura. Ao final, cada interno fará uma resenha, uma redação supervisionada. Para cada livro apresentado dentro do convênio, e que tenha a redação aprovada, serão quatro dias diminuídos da pena”, detalhou o coronel.
A doação das obras foi feita pelo Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP), possibilitada pelo contato do secretário Cristiano Barreto com o Depen. “São cinco obras, com 260 exemplares de cada uma. É uma forma de reinserção social, do interno se ocupar no momento em que está cumprindo a pena. O fim será o retorno à sociedade. Com a leitura, ele diminui seu tempo de permanência na unidade prisional”, conclui.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Direto de Brasília 15/09/25 - CPMI do INSS cancelada

ITPS comanda operação para fiscalizar postos de combustíveis em Aracaju

Nesta segunda-feira foi realizada mais uma reunião da CPI da SMTT

Câmara de vereadores da capital promove audiência pública para homenagear o SESC e o SENAC
