Secretaria de saúde diz que Sergipe não registrou óbitos por dengue
Estamos no período mais chuvoso do ano e a luta para combater a dengue continua. Além das ações de combate e prevenção à doença, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) tem se mantido em alerta para o controle da incidência da dengue em Sergipe.
No primeiro trimestre de 2013, foram notificados 576 casos, 86 confirmações da doença e nenhum óbito. Esses índices são muito inferiores aos registrados no mesmo período de 2012, quando 4.264 casos foram notificados, 1.672 confirmados. De acordo com a matéria publicada no jornal Correio Braziliense, no dia 11 de abril, a incidência da dengue no estado é de 18,6 casos para casa 100 mil habitantes, dado que representa uma das menores incidências do país.
"Na última semana, diante da suspeita de que um adolescente foi a óbito, vítima de dengue hemorrágica, iniciamos o processo de investigação através da realização de exames específicos como o sorológico e o de detecção do vírus. Em nenhum desses exames o diagnóstico foi positivo. Ainda assim, faremos uma nova análise como parte do processo", garantiu a coordenadora do Núcleo de Endemias da SES, Sidney Sá.
Alerta
Além das ações por parte da SES, a população deve estar atenta aos possíveis focos em suas residências. É preciso que cada um atue como um agente dentro do seu lar e fique alerta a sua vizinhança.
Os principais sintomas da dengue são febre, dor de cabeça, atrás dos olhos, no corpo e nas articulações. Caso não seja tratada adequadamente, a doença em estágio grave pode causar sangramento, choques e levar à morte. "A população precisa tomar todas as precauções e evitar a proliferação do mosquito. É fundamental não deixar água parada, principalmente nos locais onde o mosquito se reproduz com facilidade como pneus, caixa d`água destampada, lavanderias, latas e garrafas abandonadas, entre outros. Além de trocar a água das lavanderias, constantemente, é necessário lavar as paredes para retirar os ovos do mosquito", alertou Sidney Sá.
O cidadão que manifestar alguns dos sintomas deve procurar imediatamente uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e não tomar medicamentos sem orientação médica. A hidratação é muito importante.
Fonte: SES
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
PF investiga invasão de 142 contas da Caixa e bloqueia mais de R$ 255 mil
11 mulheres foram mortas neste ano em Sergipe, vítimas de feminicídio
Polícia Civil prende investigado por tentativa de feminicídio em Itabaianinha
Família de mulher com doença degenerativa pede ajuda para assegurar sobrevivência
Polícia Civil incinera cerca de 1500 quilos de drogas apreendidas em Sergipe
Mais acessadas
Suspeito de comercializar entorpecentes é preso em Capela
Integrante de grupo investigado por série de furtos é preso em Aracaju
Brasil estreia com empate diante do Marrocos na Copa do Mundo de 2026
Operação apreende equipamentos de apostas e interdita estabelecimentos em Aracaju
Mais de 1,5 tonelada de drogas é incinerada em Sergipe
Mais notícias
-
1 dia, 9 horas Justiça condena empresa de limpeza urbana a pagar R$ 150 mil por irregularidades trabalhistas em São Cristóvão
-
1 dia, 9 horas Sergas passa a ser 100% estatal após aquisição de ações pelo Governo de Sergipe
-
1 dia, 13 horas Rua São João recebe muito forró e quadrilha nesta segunda (22)