São Cristóvão passa a ofertar DIU na rede pública de saúde
UBS Mariano Nascimento e Masoud Jalali serão referências no procedimento, que contará com acompanhamento contínuo
O município de São Cristóvão está ofertando a inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU) na rede pública, ampliando o acesso a métodos contraceptivos seguros e eficazes. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (1º) pela Prefeitura da cidade.
As inserções do DIU serão realizadas nas UBS Mariano Nascimento e Masoud Jalali. Todas as unidades do município estão aptas a receber as usuárias para consultas de avaliação.
Atualmente, a rede municipal já disponibiliza pílulas anticoncepcionais, métodos injetáveis mensais e trimestrais, além de camisinhas femininas e masculinas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Com a incorporação do DIU, São Cristóvão reforça sua atenção à saúde sexual e reprodutiva, ofertando mais autonomia para que as mulheres possam decidir sobre seu corpo e seu futuro reprodutivo.
Segundo Maria Helena Andrade, coordenadora da Saúde da Mulher na SMS, o DIU é um dispositivo maleável e tem ampla possibilidade de adesão. “O dispositivo pode ser utilizado por mulheres, homens trans e adolescentes, desde que autorizados por um responsável”, afirmou.
Caso a paciente seja elegível, a indicação é registrada em formulário próprio e, a partir dele, a usuária é incluída na lista para inserção nas unidades de referência. Tanto o DIU de cobre, opção não hormonal, indicada inclusive para pessoas com predisposição à trombose ou para homens trans em uso de hormônio, quanto os outros métodos hormonais continuam disponíveis na rede.
Após a inserção, a usuária passa por acompanhamento contínuo. Uma ultrassonografia transvaginal é solicitada 30 dias depois para verificar a posição do DIU, e o acompanhamento deve seguir semestralmente para manutenção. As UBS permanecem disponíveis para atendimento sempre que a paciente sentir qualquer desconforto, desejar retirar o dispositivo ou buscar orientação.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
PF investiga invasão de 142 contas da Caixa e bloqueia mais de R$ 255 mil
11 mulheres foram mortas neste ano em Sergipe, vítimas de feminicídio
Polícia Civil prende investigado por tentativa de feminicídio em Itabaianinha
Família de mulher com doença degenerativa pede ajuda para assegurar sobrevivência
Polícia Civil incinera cerca de 1500 quilos de drogas apreendidas em Sergipe
Mais acessadas
Operação apreende equipamentos de apostas e interdita estabelecimentos em Aracaju
Suspeito de comercializar entorpecentes é preso em Capela
Brasil estreia com empate diante do Marrocos na Copa do Mundo de 2026
Homem investigado por homicídio é recapturado em Aracaju
Integrante de grupo investigado por série de furtos é preso em Aracaju
Mais notícias
-
1 dia, 17 horas Justiça condena empresa de limpeza urbana a pagar R$ 150 mil por irregularidades trabalhistas em São Cristóvão
-
1 dia, 17 horas Sergas passa a ser 100% estatal após aquisição de ações pelo Governo de Sergipe
-
1 dia, 20 horas Rua São João recebe muito forró e quadrilha nesta segunda (22)