Saiba a importância de estar imunizado contra o sarampo

Mesmo quem não se imunizou durante a campanha, pode receber a vacinação nas UBS.

Por SES 26/11/2020 15h09
Saiba a importância de estar imunizado contra o sarampo
SES

Além da pandemia do novo coronavírus, a população deve se preocupar, também, com o Sarampo, doença infecciosa aguda, de natureza viral, altamente contagiosa e que pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. Na última campanha de vacinação a meta de cobertura ficou abaixo do objetivo estabelecido pelo Ministério da Saúde. Das doses aplicadas, a Tríplice Viral (sarampo) teve um desempenho de apenas 27,5%.

Dos 13 casos notificados este ano, oito foram confirmados e cincos descartados. Os municípios com casos confirmados foram Lagarto (um) e Simão Dias (sete), segundo informou o gerente de Doenças Transmissíveis da (SES), que destacou a ausência de óbitos por sarampo no Estado de Sergipe até o momento.

Em 2019 o Estado de Sergipe registrou seis casos confirmados de sarampo, que ocorreram nos municípios de Estância (dois), Areia Branca (um), Capela (dois) e Aracaju (um). “Trata-se de uma doença viral altamente contagiosa, isso porque o vírus é transmitido por meio do contato direto ou pelas vias aéreas, basta que a pessoa infectada respire, tussa ou mesmo espirre. A doença evolui de forma rápida e pode ter complicações graves, principalmente entre os pequenos” destaca João Lucas Tavares de Lima, gerente de Doenças Transmissíveis da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, quem não se imunizou no período da campanha, a vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Deve levar o cartão de vacina.

Sintomas

A doença é caracterizada por febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido, falta de apetite e mal-estar intenso. No início podem ser observadas, na parte interna das bochechas, manchas brancas que são características da doença. Em 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp