Familiares pedem ajuda para cuidar da saúde de Maria Feliciana, sergipana considerada a mulher mais alta do Brasil

A 'Rainha da altura' teve grandes contribuições para a história do estado e ganhou repercussão nacional por conta do tamanho

Por Redação Portal A8SE 25/04/2024 10h53

A família de Maria Feliciana - personagem sergipana considerada a mulher mais alta do Brasil - pede ajuda para os cuidados médicos com a "Rainha da altura", que teve grandes contribuições para a história de Sergipe.

Em entrevista para a TV Atalaia, a filha da sergipana relatou que Maria Feliciana está internada com pneumonia. Contudo, ela alega que o suporte que estava sendo dado em casa - o atendimento "home care" - apresentava problemas, com situações, por exemplo, de falta de equipamentos fundamentais para a manutenção da saúde.

" O que a gente esperava não existiu. Porque se tivesse detectado antes, tudo seria diferente. Não havia necessidade dela ser internada.[...] A minha mãe precisou de um balão de oxigênio e não tinha" desabafou Shirley, filha de Maria Feliciana. Além disso, a "Rainha da altura" não recebia a visita do médico que a acompanhava com frequência.

Recentemente, a família precisou recorrer à justiça para o retorno do atendimento home care, que havia sido retirado.

Confira mais detalhes do pedido de ajuda na reportagem da Balanço Geral

A história da Rainha das Alturas

Nascida em 27 de maio 1946, no município de Amparo do São Francisco, Maria Feliciana é filha de Antônio Tintino da Silva, que tinha 2,40m de altura , e Maria Rodrigues dos Santos, que tinha um 1,80m.

Até os seus 16 anos, ela teve o crescimento considerado normal , mas após isso começou a se destacar pela sua altura, chegando a medir 2,25m ao completar apenas 23 anos. Casou-se com Assuires José dos Santos e teve três filhos: Charles Santos e Cleverton Santos, ambos com 2,10m, e a filha Chirles Santos, com 1,60m de altura.

Ao longo de sua trajetória, recebeu várias homenagens devido a sua altura. Uma delas foi o reconhecimento através do título de ‘Rainha da Altura’, no famoso programa 'A Hora da Buzina', do Chacrinha, quando a sergipana foi considerada a mulher mais alta do país aos 18 anos de idade. Durante muitos anos, a sergipana foi também considerada a mulher mais alta do mundo.

Fato é que o tamanho peculiar rendeu grandes homenagens à 'Rainha da Altura'. O prédio mais alto de Sergipe e sede do Banese, o Edifício Estado de Sergipe, é uma das formas de eterniza-la. O prédio é conhecido popularmente como Edifício Maria Feliciana.

Além disso, em 2022, o Museus da Gente Sergipana prestou uma homenagem a Maria Feliciana com uma estátua em tamanho real, com 2,25m, mesma altura da homenageada.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp