Reparo na Adutora do São Francisco é concluído; abastecimento deve ocorrer gradualmente
Mais de 270 mil residências foram afetadas nos municípios de Aracaju, Barra dos Coqueiros e Nossa Senhora do Socorro

Na tarde desta segunda-feira (15), foram concluídos os serviços de reparo no segundo trecho rompido da Adutora do São Francisco, no município de Capela.
De acordo com o Governo do Estado, o abastecimento de água será restabelecido gradualmente à população por meio da concessionária Iguá Sergipe. Isso porque as bombas precisam ser religadas aos poucos, permitindo que a rede ganhe pressão com segurança.
Para solucionar o problema neste segundo trecho, as equipes realizaram a soldagem da estrutura rompida e iniciaram a religação do sistema. O processo incluiu a pressurização gradual da rede, com a ativação das oito bombas responsáveis por levar a água até a estação de tratamento.
Também foram instaladas vigas de sustentação em pontos estratégicos da adutora, garantindo o travamento estrutural e a redução das vibrações que poderiam causar novos rompimentos. Outra medida adotada foi a cobertura da tubulação com um colchão de terra, substituindo o trecho aéreo por um reforço natural. Essa solução ajuda a absorver o impacto da água em momentos de maior vazão, aumentando a estabilidade, a segurança e a durabilidade da estrutura.
Rompimento
A Adutora do São Francisco, com 1.200 milímetros de diâmetro, sofreu o primeiro rompimento na última sexta-feira (12), após o desabamento da estrutura de concreto que sustentava a tubulação aérea. No domingo (14), ocorreu uma nova ruptura, pouco depois da liberação parcial do fornecimento de água tratada para a Estação de Tratamento João Ednaldo, em Nossa Senhora do Socorro.
O impacto afetou cerca de 210 mil residências em Aracaju, 60 mil em Nossa Senhora do Socorro e 9 mil na Barra dos Coqueiros.
As ações de recuperação foram coordenadas pelo Comitê de Gerenciamento de Crises, que atuou de forma integrada e ágil para resolver a situação.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Moradores cobram escritura de casas no bairro Coroa do Meio

Entrevista com Elaine Oliveira, secretária municipal do Respeito às Políticas para as Mulheres

Policiais militares apreendem drogas

Proprietário e administrador de foodpark em Aracaju é indiciado por maus-tratos a animais
