Reparo na Adutora do São Francisco é concluído; abastecimento deve ocorrer gradualmente

Mais de 270 mil residências foram afetadas nos municípios de Aracaju, Barra dos Coqueiros e Nossa Senhora do Socorro

Por Redação do Portal A8SE 15/09/2025 18h12
Reparo na Adutora do São Francisco é concluído; abastecimento deve ocorrer gradualmente
Fotos: Ascom/ Deso

Na tarde desta segunda-feira (15), foram concluídos os serviços de reparo no segundo trecho rompido da Adutora do São Francisco, no município de Capela.

De acordo com o Governo do Estado, o abastecimento de água será restabelecido gradualmente à população por meio da concessionária Iguá Sergipe. Isso porque as bombas precisam ser religadas aos poucos, permitindo que a rede ganhe pressão com segurança.

Para solucionar o problema neste segundo trecho, as equipes realizaram a soldagem da estrutura rompida e iniciaram a religação do sistema. O processo incluiu a pressurização gradual da rede, com a ativação das oito bombas responsáveis por levar a água até a estação de tratamento.

Também foram instaladas vigas de sustentação em pontos estratégicos da adutora, garantindo o travamento estrutural e a redução das vibrações que poderiam causar novos rompimentos. Outra medida adotada foi a cobertura da tubulação com um colchão de terra, substituindo o trecho aéreo por um reforço natural. Essa solução ajuda a absorver o impacto da água em momentos de maior vazão, aumentando a estabilidade, a segurança e a durabilidade da estrutura.

Rompimento

A Adutora do São Francisco, com 1.200 milímetros de diâmetro, sofreu o primeiro rompimento na última sexta-feira (12), após o desabamento da estrutura de concreto que sustentava a tubulação aérea. No domingo (14), ocorreu uma nova ruptura, pouco depois da liberação parcial do fornecimento de água tratada para a Estação de Tratamento João Ednaldo, em Nossa Senhora do Socorro.

O impacto afetou cerca de 210 mil residências em Aracaju, 60 mil em Nossa Senhora do Socorro e 9 mil na Barra dos Coqueiros.

As ações de recuperação foram coordenadas pelo Comitê de Gerenciamento de Crises, que atuou de forma integrada e ágil para resolver a situação.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp