Programa 'Saúde na Escola' promove ações nas escolas da rede municipal
Ações são realizadas com a finalidade de promover maiores cuidados com a saúde dos estudantes de escolas da rede municipal

Programa ‘Saúde na Escola’, promovido pela prefeitura de Aracaju leva às escolas da rede municipal ações de promoção, prevenção e atenção à saúde. Em parceria com a Universidade Tiradentes, o programa realizou avaliação antropométrica em alunos da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Nunes Mendonça, no bairro Coroa do Meio.
As ações contidas no programa contemplam saúde ambiental; promoção da atividade física; alimentação saudável e prevenção da obesidade; promoção da cultura de paz e direitos humanos; prevenção das violências e dos acidentes; Prevenção de doenças negligenciadas; verificação da situação vacinal; saúde sexual e reprodutiva e prevenção do HIV/IST; prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas; saúde bucal; saúde auditiva; saúde ocular e prevenção à covid-19.
Referência técnica do Programa Saúde na Escola, Aline Guimarães explica que “o planejamento das ações nas escolas considera o contexto escolar e social do diagnóstico local em saúde. Por exemplo, nas escolas de Educação Infantil nosso foco de trabalho são as questões da avaliação de saúde bucal, verificação da situação vacinal, avaliação antropométrica, com peso, altura e também na questão da alimentação saudável, para que possamos melhorar o estilo de vida da criança. Nosso município realizou adesão ao ciclo 2023/2024, praticando ações em 71 escolas, sendo 56 municipais, 14 estaduais e uma Instituição filantrópica”.
A preceptora do curso de Nutrição da Unit, Surya Escobar, que participou das ações juntamente com os acadêmicos, reconhece a importância dessa parceria com o município, incentivando uma alimentação saudável e, também, preocupados em verificar como as crianças estão em relação à saúde geral.

A diretora da escola, Flávia Costa, afirmou que a aplicação das políticas públicas de forma integrativa tem grande relevância. “A escola acompanha as diversas fases do desenvolvimento da criança, desde a primeira infância, que é a etapa em que começa a se moldar os hábitos alimentares que repercutirão por toda a vida. Nossas crianças foram atendidas e se tiverem sobrepeso, por exemplo, ou estiver com magreza, ela será encaminhada para uma Unidade para que possa ser feito o acompanhamento de saúde”, enfatiza.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Atuação contra vandalismo

Secretaria da Saúde de Aracaju mantém a vacinação contra a Covid

Prefeitura de Aracaju quer redução temporária da tarifa de água para os afetados na capital

Confira os destaques policiais desta quarta-feira (17)

Governo do Estado anuncia medidas para evitar novos rompimentos em adutoras
Mais acessadas
Operação Jararaca prende adolescente e registra confronto fatal em Poço Redondo
Trio suspeito de matar ex-jogador em Umbaúba é preso na Paraíba
“Literatura em Estado de Poesia”: um encontro de vozes nordestinas na I Bienal do Livro de Sergipe
Ginastas sergipanas conquistam ouro por equipes no Sul-Americano de Ginástica Rítmica
Projeto “Tamo Junto Aracaju” leva serviços de saúde ao bairro Industrial neste sábado (20)
Mais notícias
-
41 minutos “Literatura em Estado de Poesia”: um encontro de vozes nordestinas na I Bienal do Livro de Sergipe
-
16 horas, 22 minutos Presidente da Alese recebe Grande Mérito da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
-
18 horas, 35 minutos Caso Lael: Investigação aponta motorista do Samu como responsável por fotos vazadas da médica