O climatério é uma fase da vida da mulher que marca o fim da sua vida reprodutiva. Em Aracaju, o Programa de Saúde da Mulher disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde oferece cuidados especiais às mulheres que se encontram nesse período.
De acordo com a coordenadora do programa, Léa Matos, o climatério acontece de forma diferente em cada mulher, podendo apresentar sintomas ou não. A orientação da SMS é que toda mulher que se encontra em fase de climatério deve buscar sua Unidade Básica de Saúde para iniciar o acompanhamento, as avaliações médicas e possíveis exames.
“Nessas consultas, os profissionais de saúde irão acolher e fazer a escuta qualificada, orientar sobre métodos anticoncepcionais no climatério, indicação ou não da reposição hormonal e todas as manifestações físicas e emocionais associadas a essa fase. Da mesma forma, serão solicitados os exames de rotina e complementares que sejam necessários”, explica Léa sobre o funcionamento dos serviços.
Ela ainda ressalta que a Atenção Primária das UBSs está capacitada para acolher a mulher e realizar o acompanhamento necessário nesse período, orientando, promovendo saúde e ofertando o tratamento adequado sempre que necessário.
Climatério
Ocorrido entre os 40 e 65 anos, o climatério provoca mudanças no sistema fisiológico da mulher que passa a ter ciclos menstruais mais irregulares. Outros sintomas de causa hormonal também são sentidos, como aumento da transpiração e ondas de calor, alterações emocionais, nas mamas e na rotina sexual.
Para passar por este período com mais qualidade de vida, a mulher deve buscar orientação profissional, como a oferecida no Programa da Saúde da Mulher, e também iniciar uma rotina de hábitos saudáveis.
Últimas notícias + notícias

Dois suspeitos morrem durante operação policial em Lagarto

Dois adolescentes são apreendidos com arma de fogo e moto sucata em São Cristóvão

Temperaturas devem permanecer abaixo de 30° em Sergipe nos próximos dias

Congestionamento é registrado na avenida Beira Mar, em Aracaju

Suspeito de estuprar menina de 10 anos é preso em Pirambu
