Programa de Saúde da Mulher oferta linha de cuidado voltada ao climatério

Por Redação do Portal A8SE 28/01/2022 16h57
Programa de Saúde da Mulher oferta linha de cuidado voltada ao climatério

O climatério é uma fase da vida da mulher que marca o fim da sua vida reprodutiva. Em Aracaju, o Programa de Saúde da Mulher disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde oferece cuidados especiais às mulheres que se encontram nesse período.

De acordo com a coordenadora do programa, Léa Matos, o climatério acontece de forma diferente em cada mulher, podendo apresentar sintomas ou não. A orientação da SMS é que toda mulher que se encontra em fase de climatério deve buscar sua Unidade Básica de Saúde para iniciar o acompanhamento, as avaliações médicas e possíveis exames.

“Nessas consultas, os profissionais de saúde irão acolher e fazer a escuta qualificada, orientar sobre métodos anticoncepcionais no climatério, indicação ou não da reposição hormonal e todas as manifestações físicas e emocionais associadas a essa fase. Da mesma forma, serão solicitados os exames de rotina e complementares que sejam necessários”, explica Léa sobre o funcionamento dos serviços. 

Ela ainda ressalta que a Atenção Primária das UBSs está capacitada para acolher a mulher e realizar o acompanhamento necessário nesse período, orientando, promovendo saúde e ofertando o tratamento adequado sempre que necessário.

Climatério

Ocorrido entre os 40 e 65 anos, o climatério provoca mudanças no sistema fisiológico da mulher que passa a ter ciclos menstruais mais irregulares. Outros sintomas de causa hormonal também são sentidos, como aumento da transpiração e ondas de calor, alterações emocionais, nas mamas e na rotina sexual.

Para passar por este período com mais qualidade de vida, a mulher deve buscar orientação profissional, como a oferecida no Programa da Saúde da Mulher, e também iniciar uma rotina de hábitos saudáveis.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp