Prefeitura lança Mapa Cultural de Aracaju

O prefeito Edvaldo Nogueira lançou, nessa segunda-feira (09) o Mapa Cultural de Aracaju, ferramenta digital que permitirá o cadastramento de toda a produção artística e cultural da cidade, o que dará ao cidadão um amplo panorama dos shows, peças teatrais, intervenções de rua e demais eventos. Para o prefeito, a iniciativa representa o "primeiro passo em direção à concretização do modelo de cidade inteligente".
O presidente da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), Silvio Santos, ressalta que a plataforma "vai oferecer à cidade e aos turistas uma visão completa da nossa agenda cultural" O Mapa Cultural está disponível para todos, de forma gratuita, no endereço eletrônico mapa.cultura.aracaju.se.gov.br. Nele, os agentes culturais se cadastram e divulgam sua produção, o que lhes garantirá mais visibilidade. Além de fixar o local de trabalho de cada agente, o Mapa funciona como uma agenda semanal, onde as pessoas ficam conectadas em tempo real e se informam do que está acontecendo na capital sergipana do ponto de vista artístico e cultural.
No Nordeste, Aracaju é a segunda capital a implantar o projeto, que em breve estará disponível em aplicativo de celular. "A partir da Cultura, damos um passo importante para um objetivo da nossa gestão, que é a ideia de cidade inteligente, moderna e sustentável. Em tempos difíceis, de muita tensão, de dificuldades e constantes mudanças no cenário atual de crise global, as cidades representam o aspecto mais dinâmico da sociedade. É nas cidades que estamos buscando novos valores e afirmações. Neste sentido, as cidades ganham protagonismo, pois é a partir delas que a vida humana precisa continuar crescendo e se desenvolvendo. Neste contexto, a tecnologia se torna, cada vez mais, um importante aliado. O Mapa Cultural se revela assim um importante instrumento de apropriação", destacou o prefeito.
Neste sentido, reforçou Edvaldo, o Mapa dará as condições para que os aracajuanos conheçam melhor a produção cultural da cidade. "É um instrumento que vai aproximar e permitir que a gente conheça melhor o que produzimos, os nossos artistas, a nossa literatura e demais iniciativas desta área, o que dará as condições para que nos apropriemos mais da nossa cultura. Cultura esta que é fundamental para o desenvolvimento humano e que foi fundamental, ao lado da Educação, para que o ser humano evoluísse. O Mapa Cultural é o pontapé das ideias e inovações que iremos fazer para transformar Aracaju numa cidade inteligente, humana e criativa. Todos aqueles que fazem a Funcaju estão de parabéns pela iniciativa", afirmou.
Demanda dos artistas
O presidente da Funcaju, Silvio Santos, pontuou que o Mapa Cultural tem dupla importância: atende a uma determinação do Planejamento Estratégico da administração de Edvaldo Nogueira de usar as novas tecnologias em prol da melhoria da prestação dos serviços públicos e responde a um anseio da classe artística por mais divulgação do seu trabalho. "É um esforço para colocar Aracaju no século XXI e atende a uma demanda de toda a comunidade cultural, que se ressente dos meios oficiais de comunicação, que estão minguando os espaços de divulgação da nossa arte, dos nossos artistas.
À medida que novas tecnologias são incorporadas, a gente as utiliza com mais clareza para mostrar o que ocorre na nossa cidade. É um acervo importante, pois todos os artistas e todos os espaços de arte estarão ali cadastrados", disse. O representante da Secretaria Estadual da Cultura, Irineu Fontes, destacou que o Mapa Cultural terá também a sua versão sergipana, a ser lançada no próximo dia 17, que estará ligada à plataforma municipal. "O Mapa do Estado vai interagir tanto com o Mapa Cultural Nacional quanto com o de Aracaju. Toda informação que é colocada na plataforma da capital será disponibilizada também no mapa estadual e nacional. É importante para saber quem faz arte e cultura no Estado. O cadastramento vai facilitar e agilizar a participação em editais", informou.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Nesta quinta feira é celebrado o dia nacional de combate à discriminação racial

Governo do Estado apresentou os contemplados pelo programa Bolsa Atleta

Direto de Brasília 03/07/25

Sergipe se mantém com o menor custo da construção civil do Brasil

Governo do Estado e a FHS não podem substituir profissionais admitidos por contratos temporários
Mais acessadas
Prêmio milionário estimado em R$ 3,5 milhões é sorteado na Mega-Sena
Apresentação da Orsse celebra Beethoven e Emancipação Política de Sergipe
Júnior Torres deixa a presidência do Sergipe por motivos pessoais
Hemose registra mais de 13 mil doações de sangue no primeiro semestre de 2025
Jogador do Liverpool morre em acidente de carro na Espanha
Mais notícias
-
10 horas, 7 minutos Justiça proíbe substituição de contratados da Fundação Hospitala de Saúde de Sergipe
-
10 horas, 43 minutos Oito ônibus climatizados passam a circular em Nossa Senhora do Socorro
-
12 horas, 55 minutos Hemose registra mais de 13 mil doações de sangue no primeiro semestre de 2025