Prazo para o cadastro da carteira de fibromialgia termina nesta sexta-feira (9)
Através da carteirinha, os pacientes com fibromialgia poderão ser reconhecidos como pessoas com deficiência

Na próxima sexta-feira (9), encerra o prazo para o cadastramento da solicitação da carteira de identificação da pessoa com fibromialgia (CIPFIBRO) em Aracaju.
A técnica do Programa Saúde do Adulto, Vanessa Barreto, ressaltou que não haverá mais prorrogação para o encerramento do envio dos documentos para a carteira. “Os documentos exigidos são: frente e verso do RG, número do cartão SUS e o relatório informando a condição de fibromialgia contendo o CID da doença”, explicou.
A solicitação é destinada para residentes de Aracaju e, até esta data, ainda é possível preencher o formulário online disponível na plataforma AjuInteligente. O usuário que sentir dificuldade em acessar a plataforma online, deve se dirigir a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima para receber as orientações necessárias.
Depois que o prazo terminar, será responsabilidade do Governo do Estado designar o órgão adequado para emitir a Carteira de Identificação da Pessoa com Fibromialgia.
Aprovada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a Lei nº 14.705 de 2023 define diretrizes para o tratamento da fibromialgia e fadiga crônica no Sistema Único de Saúde (SUS). Agora, os pacientes com fibromialgia são reconhecidos como pessoas com deficiência, conforme estabelecido pela Lei brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Tiradentes Innovation promoveu uma discussão sobre o futuro da educação no Brasil

Direto de Brasília 11/07/25

Cresce número de mulheres que são mães solos e cuidam dos filhos sozinhas sem o apoio do pai

Com a temperatura mais baixa, a tendência é de que as pessoas usem mais o chuveiro elétrico
