Polícia cumpre 216 mandados contra a facção PCC em Sergipe, Alagoas e outros nove estados
Foi deflagrada nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (28), em 11 estados, a segunda etapa da “Operação Flashback”. Coordenada nacionalmente pelo Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público de Alagoas, a operação conta com o engajamento dos Gaecos dos MPs de Sergipe, Pernambuco, Ceará, Bahia, Paraíba, Piauí, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais.
O intuito é desarticular a nova composição da facção Primeiro Comando da Capital (PCC) que tem base no Mato Grosso do Sul, de onde saem as ordens de justiçamento para todo Brasil. O PCC é uma facção criminosa que comanda rebeliões, assaltos, sequestros, assassinatos e narcotráfico no país, desde 1993. Com hierarquia própria, os integrantes da facção que estão fora dos presídios obedecem a ordens dos líderes, que estão no Sistema Prisional e financiam o crime organizado.
Ao total, foram expedidos 216 mandados, entre eles busca, apreensão e prisão, distribuídos em 71 municípios, localizados em quatro regiões brasileiras. A região Nordeste é a que concentra o maior número de ações da operação, contabilizando sete estados e 179 mandados judiciais expedidos.
Operação em Sergipe
As ações em Sergipe ocorrem em Aracaju e mais cinco municípios. Foram expedidos, pelo Juízo da Comarca de Carira, 14 mandados de busca, apreensão e prisão.
A operação envolve aproximadamente 60 profissionais da área da Segurança Pública.
A operação no Estado conta com o apoio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/SE), por meio da Coordenação Geral do Sistema de Inteligência de Segurança Pública em Sergipe (Cogesisp-SE); da Polícia Civil, por meio do Departamento de Narcóticos do Estado de Sergipe (Denarc) e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core); da Polícia Militar, por meio do Comando de Operações Especiais (COE), da Companhia Independente de Operações Policiais em Área de Caatinga e da Agência Central de Inteligência (ACI); e do Departamento do Sistema Prisional de Sergipe (Desipe).
Apoio Nacional
Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Polícia Federal – através da Delegacia de Repressão a Entorpecentes – e Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC).
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Projeto Tamar devolve ao mar tartaruga- verde após processo de reabilitação
Confira os destaques do quadro ‘É o bicho’ nesta quinta-feira (08)
Matagal, esgoto a céu aberto e falta de pavimentação geram transtornos a moradores do bairro Piabeta
Sergipe Previdência alerta aposentados e pensionistas para não cair em golpes
Nova rodada de classificação do programa amigo da gente é divulgada pela Secretaria de Estado da Fazenda
Mais acessadas
Inscrições para comerciantes na edição de Aracaju do Verão Sergipe 2026 estão abertas
Maternidade Municipal de Aracaju é selecionada entre os 100 melhores hospitais públicos do Brasil
Colisão entre motocicleta e ciclomotor deixa três feridos na Rodovia dos Náufragos
UFS convoca alunos de graduação para atualizar cadastro socioeconômico até 25 de janeiro
Dois homens são presos por tráfico de drogas em Estância
Mais notícias
-
35 minutos Inscrições para comerciantes na edição de Aracaju do Verão Sergipe 2026 estão abertas
-
53 minutos Maternidade Municipal de Aracaju é selecionada entre os 100 melhores hospitais públicos do Brasil
-
16 horas, 17 minutos Blocos de Carnaval em Aracaju precisam de autorização com 30 dias de antecedência; veja como solicitar