PIB do interior cresce em ritmo mais forte que da capital, aponta Observatório
PIB do interior salta 55,74% para 61,46% da riqueza estadual entre 2010/2011

Secretaria de Estado do Planejamento Orçamento e Gestão (Seplag), através do Observatório de Sergipe torna públicos os resultados do Produto Interno Bruto (PIB) municipal para o ano de 2011. Esse estudo sobre os números da economia dos municípios sergipanos é fruto de uma parceria entre o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE e os órgãos de estatística de todas as unidades da federação.
Para o Superintendente de Estudos e Pesquisas (Supes) e coordenador do Observatório de Sergipe, Marcel Resende, "os resultados do Produto Interno Bruto dos Municípios do Estado de Sergipe para 2011 confirmam a importância da estratégia governamental de buscar interiorizar o desenvolvimento com base num conjunto de políticas públicas de fomento a atração de novos empreendimentos para o interior do estado". Como resultado desse conjunto de ações, o relatório das Contas Municipais 2011 revela um aumento de participação do PIB do interior (exceto Aracaju) de 5,72 pontos percentuais (p.p.) entre 2010 e 2011, pontuou o superintendente.
Com relação às cinco maiores economias municipais, em 2011 elas detiveram mais da metade de todos os bens e serviços produzidos no estado, (57,06%), o equivalente a um PIB a preços correntes de R$ 14,950 bilhões. Também em relação à participação desses municípios, notou-se uma redução de 0,90 p.p. em relação aos resultados de 2010. Essa pequena perda deve-se ao melhor desempenho econômico de alguns municípios do interior em detrimento ao desaquecimento de algumas atividades econômicas em municípios como Aracaju e Canindé do São Francisco, que concentram grande parte da produção estadual.
Para Marcelo Geovane Cruz, Diretor de Estudos e Pesquisas do Observatório de Sergipe, "os dados mostram que em relação a 2010 o município de Aracaju perdeu 1,4 p.p. de participação, mesmo assim, continua ocupando a primeira posição no ranking municipal com predominância do setor serviços. Nossa Senhora do Socorro permaneceu na segunda posição com ganho de 0,5p.p., a base da economia do município são as atividades que compõem o setor serviços. O município de Laranjeiras elevou a sua participação em 0,9 p.p., ganhou duas posições e passou a ocupar o terceiro lugar no ranking; sua economia tem como atividade principal os serviços. No município de Canindé do São Francisco a atividade principal é a indústria; neste ano, sua economia perdeu 1,0 p.p. de participação e caiu uma posição no ranking, passando para a quarta colocação. Estância pouco avançou em termos de participação, perdeu uma posição e passou a ocupar o quinto lugar.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Entrevista com o doutor Manuel Marcos, deputado estadual

UFS é alvo de investigação após ofertar evento da Juventude Petista como atividade de extensão

Novo advogado de defesa da médica Daniele Barreto assume o caso

Seminário discute receita e arrecadação pública no Estado de Sergipe

Emsurb e vendedores ambulantes se reúnem para discutir um espaço definitivo para comércio
Mais acessadas
Grandes atrações vão comandar Feijoada do Externato São Francisco neste sábado (13)
514 vagas de emprego são disponibilizadas na Plataforma GO Sergipe
Ensaios do Pré-Caju começam dia 18 de outubro com Timbalada, Bruninho Top 7 e Kart Love
MPF orienta que UFS aplique medidas contra uso político de atividades acadêmicas
“The Beatles Reimagined” chega a Aracaju com espetáculo inédito no Teatro Atheneu
Mais notícias
-
1 hora, 51 minutos MPF orienta que UFS aplique medidas contra uso político de atividades acadêmicas
-
2 horas, 14 minutos Sergipe sanciona lei de inclusão para pessoas com 40 anos ou mais no serviço público
-
2 horas, 43 minutos Iguá Sergipe lança campanha de cadastramento para Tarifa Social de água