Orla da Atalaia: principal cartão postal de Aracaju está abandonado

Prédios quase em ruínas, estabelecimentos comerciais abandonados, equipamentos e áreas de esporte sem manuntenção e um índice de vandalismo que assusta. A situação atual da Orla da Atalaia, principal cartão postal de Aracaju, tem preocupado trabalhadores do turismo, moradores locais e visitantes.
Quem transita pela área percebe que o espaço público carece de manuntenções e tem muitos pontos em situação de depredamento.
De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Sergipe (Abrasel/SE), Bruno Dórea, a suspensão das atividades de muitos estabelecimentos aconteceu durante a pandemia.
"São estabelecimentos que funcionaram durante anos e são referência na cidade. É necessário dar uma atenção especial para que eles possam se reerguer e gera emprego, renda e refletir positivamente Sergipe para todo o Brasil" declarou o presidente.
A falta de preservação da Orla prejudica os esportes como um todo. O ciclista Cleverson Passos é morador de Aracaju e sente falta de um investimento na área.
"Temos uma Orla que era tida como uma das mais bonitas do nordeste mas, hoje em dia, ela deixa muito a desejar, principalmente na parte esportiva" lamentou o ciclista.

Arquitetura e Urbanismo
Para especialistas da área de urbanização, o que ajudaria a manter uma periodicidade de manuntenção dos espaços públicos é a existência de um Plano Diretor atualizado.
O Advogado e militante da área urbana, Jan Havlik, diz que o plano diretor em Aracaju já está em defasagem há 24 anos.
"A propriedade precisa cumprir sua função social. O que acontece na orla é que várias propriedades abandonadas não cumprem sua função e é dever do poder público lidar com essa problemática", disse o advogado.
Boa parte dos terrenos da Orla são de patrimônio da União, mas estão sob gestão do município. De acordo com o presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Bruno Morais, já existe um projeto de revitalização da Orla da Atalaia, mas falta orçamento para tirá-lo do papel.
"É necessário estabelecer prioridades e, depois, ir avançando a medida que as condições financeiras surgirem. Todo o planejamento de revitalização das quadras, por exemplo, já está pronto, agora falta buscar orçamento e, depois disso, fazer a licitação", disse o presidente.
A Orla de Atalaia também sofre de problemas relacionados à falta de iluminação pública. A Emsurb relatou que os apagões na região podem ser provocados por desvios de energias na área, que é ocupada por motorhomes.
a Secretaria de Patrimônio da União (SPU) delegou à Emsurb a obrigação de fiscalizar essas supostas moradias fixas irregulares, já que muitos trailers e motorhomes estão estacionados no local por cerca de 2 anos.
A fiscalização está sendo realizada pela Emsurb em conjunto com a Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (Smtt), a Guarda Municipal, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e outros órgãos responsáveis.
Os proprietários de motorhomes usados como casas foram notificados nesta segunda-feira (1) para desocuparem a área de forma imediata.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Tecnologia como auxílio à prevenção e solução de crimes na cidade

FICCO desarticula um esquema de tráfico de drogas no município de Itabaiana no agreste do estado

Moradores da Barra dos Coqueiros reclamam de atraso na obra da nova orla do município

Confira os destaques policiais nesta quarta-feira 10/09

Confira os destaques da Rádio Nova Brasil nesta quarta-feira 10/09
Mais acessadas
Cinema em Zona de Choque: Manifesto com mais de 1.800 artistas se compromete a boicotar instituições israelenses
Leandro Cavichioli aposta no arrocha para conquistar o Brasil
Nordeste se consolida como novo polo tecnológico e Aracaju fortalece seu papel no ecossistema de inovação
Suspeito de estupro de vulnerável no Paraná é preso em Carira
Isadora Pompeu promete emocionar público no “Riachuelo Fé” neste sábado (13)
Mais notícias
-
4 horas, 15 minutos Nordeste se consolida como novo polo tecnológico e Aracaju fortalece seu papel no ecossistema de inovação
-
22 horas, 16 minutos Justiça recomenda que Prefeitura de Aracaju coíba ocupação irregular de espaços públicos
-
22 horas, 56 minutos Caso Lael: Médica acusada de envolvimento na morte do ex-marido é encontrada morta em presídio de Sergipe