Orla da Atalaia: principal cartão postal de Aracaju está abandonado

Por Redação Portal A8SE 02/07/2024 11h13
Orla da Atalaia: principal cartão postal de Aracaju está abandonado
Foto: Tv Atalaia

Prédios quase em ruínas, estabelecimentos comerciais abandonados, equipamentos e áreas de esporte sem manuntenção e um índice de vandalismo que assusta. A situação atual da Orla da Atalaia, principal cartão postal de Aracaju, tem preocupado trabalhadores do turismo, moradores locais e visitantes.

Quem transita pela área percebe que o espaço público carece de manuntenções e tem muitos pontos em situação de depredamento.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Sergipe (Abrasel/SE), Bruno Dórea, a suspensão das atividades de muitos estabelecimentos aconteceu durante a pandemia.

"São estabelecimentos que funcionaram durante anos e são referência na cidade. É necessário dar uma atenção especial para que eles possam se reerguer e gera emprego, renda e refletir positivamente Sergipe para todo o Brasil" declarou o presidente.

A falta de preservação da Orla prejudica os esportes como um todo. O ciclista Cleverson Passos é morador de Aracaju e sente falta de um investimento na área.

"Temos uma Orla que era tida como uma das mais bonitas do nordeste mas, hoje em dia, ela deixa muito a desejar, principalmente na parte esportiva" lamentou o ciclista.

value.image
Tv Atalaia

Arquitetura e Urbanismo

Para especialistas da área de urbanização, o que ajudaria a manter uma periodicidade de manuntenção dos espaços públicos é a existência de um Plano Diretor atualizado.

O Advogado e militante da área urbana, Jan Havlik, diz que o plano diretor em Aracaju já está em defasagem há 24 anos.

"A propriedade precisa cumprir sua função social. O que acontece na orla é que várias propriedades abandonadas não cumprem sua função e é dever do poder público lidar com essa problemática", disse o advogado.

Boa parte dos terrenos da Orla são de patrimônio da União, mas estão sob gestão do município. De acordo com o presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Bruno Morais, já existe um projeto de revitalização da Orla da Atalaia, mas falta orçamento para tirá-lo do papel.

"É necessário estabelecer prioridades e, depois, ir avançando a medida que as condições financeiras surgirem. Todo o planejamento de revitalização das quadras, por exemplo, já está pronto, agora falta buscar orçamento e, depois disso, fazer a licitação", disse o presidente.

A Orla de Atalaia também sofre de problemas relacionados à falta de iluminação pública. A Emsurb relatou que os apagões na região podem ser provocados por desvios de energias na área, que é ocupada por motorhomes.

a Secretaria de Patrimônio da União (SPU) delegou à Emsurb a obrigação de fiscalizar essas supostas moradias fixas irregulares, já que muitos trailers e motorhomes estão estacionados no local por cerca de 2 anos.

A fiscalização está sendo realizada pela Emsurb em conjunto com a Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (Smtt), a Guarda Municipal, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e outros órgãos responsáveis.

Os proprietários de motorhomes usados como casas foram notificados nesta segunda-feira (1) para desocuparem a área de forma imediata.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp