Justiça recomenda que Prefeitura de Aracaju coíba ocupação irregular de espaços públicos
MPSE dá prazo de 60 dias para que Município, Emsurb e SMTT adotem medidas de fiscalização, sanção e conscientização sobre o uso do espaço urbano
A Justiça expediu uma recomendação orientando o Município de Aracaju, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) a adotarem medidas para coibir a ocupação irregular de espaços públicos por estabelecimentos comerciais. A informação foi divulgada nesta terça-feira (9) pelo Ministério Público de Sergipe (MPSE).
De acordo com o órgão, a iniciativa tem como objetivo garantir o direito à mobilidade urbana, à acessibilidade e à segurança dos pedestres, assegurando que calçadas, passeios e vias públicas sejam utilizadas de forma adequada e segura. Entre as ações recomendadas estão: fiscalização direta dos estabelecimentos, aplicação de sanções administrativas, quando necessário, e campanhas de conscientização sobre o uso correto do espaço público.
A recomendação cita especificamente casos de ocupação irregular em estabelecimentos localizados em Aracaju, que têm comprometido a circulação de pedestres e veículos, além da segurança e acessibilidade urbana.
No documento, expedido pela promotora de Justiça Ana Paula Machado Costa Meneses, titular da 5ª Promotoria de Justiça, o MPSE estabelece prazo de 60 dias para que as autoridades municipais adotem as medidas indicadas e prestem informações sobre o cumprimento da recomendação. O descumprimento poderá resultar na adoção de medidas judiciais cabíveis.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
PF investiga invasão de 142 contas da Caixa e bloqueia mais de R$ 255 mil
11 mulheres foram mortas neste ano em Sergipe, vítimas de feminicídio
Polícia Civil prende investigado por tentativa de feminicídio em Itabaianinha
Família de mulher com doença degenerativa pede ajuda para assegurar sobrevivência