Operação aponta graves irregularidades no comércio de água mineral em Sergipe

"Os distribuidores são apenas a ponta do problema", disse o Promotor de Justiça Dr. Peterson Almeida Barbosa acerca das irregularidades constatadas no setor de envasamento e distribuição de água mineral em Sergipe. Ele ficou surpreso com as apurações realizadas pela "Operação Gota D`Água", resultado de uma força tarefa que coordenou, envolvendo também a Vigilância Sanitária do Município de Propriá, a 101 Km de Aracaju, e a Polícia Civil.
Num primeiro momento, em comboio pelas ruas da Cidade Ribeirinha, a Operação encontrou cerca de 900 garrafões com prazo de validade vencido; 200 deles, prontos para a comercialização, foram apreendidos; outros 700, que estavam vazios, acham-se custodiados. Todos tinham mais de 3 anos de uso, contrariando as normas vigentes, que determinam a retirada de circulação após esse período, quando devem ser destruídos ou entregues a usinas de reciclagem.
Mas as infrações não param por aí. Filmagens dão conta de que galões, garrafas e copinhos, não raro, são abastecidos durante a madrugada, quando a fiscalização praticamente inexiste. Os recipientes já saem das fontes rotulados e lacrados, indo diretamente para o consumo. Adquiridos por, em média, R$ 1,60 (um real e sessenta centavos), os galões são vendidos em Propriá ao preço de R$ 5,00. Um lucro exorbitante e livre de tributação.
Há notícias também de que os vasilhames não são devidamente higienizados. A Delegacia Regional está produzindo Inquérito Policial para apurar a prática de crimes contra a saúde pública, contra as relações de consumo e de sonegação fiscal, previstos tanto no Código Penal como na Legislação Específica (Lei 8.013/90).
O Promotor de Justiça frisou que todas as ações da Operação Gota D`Água estão sendo acompanhadas pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNMP). O Órgão comunicou que enviará relatório circunstanciado sobre todas as fontes de água mineral no Estado, informando em quais delas o funcionamento está permitido. Dr. Peterson Almeida Barbosa pretende enviar amplo material com o conteúdo das investigações a todos os Agentes Ministeriais de Sergipe, inclusive para os Procuradores da República. Ele acrescentou que os galões apreendidos e a água neles contida serão periciados, uma vez que, ao que tudo indica, fontes interditadas vinham sendo exploradas. Duas delas, uma em Itaporanga D`Ajuda e outra em São Cristóvão, parecem atuar em desacordo com a legislação, segundo o que demonstram os dados obtidos até o momento.
O Ministério Público orienta a população a não aceitar vasilhames com mais de 3 anos de fabricados (a data de validade encontra-se no fundo dos recipientes). Ao constatar a existência deles, o cidadão deve dar conhecimento ao Promotor de Justiça e ao Delegado de Polícia da cidade, para que se possa apreender o estoque e punir os responsáveis. É imprescindível também verificar a procedência da fonte.
Outro objetivo da Operação Gota D`Água é estimular o Poder Executivo a adotar o Selo Fiscal, medida que aqueceria a arrecadação tributária e garantiria a procedência do produto. Dr. Peterson dará conhecimento dos trabalhos ao Procurador Geral de Justiça, Dr. Orlando Rochadel Moreira, e ao Coordenador Geral do Ministério Público, Procurador de Justiça Dr. Rodomarques Nascimento, a fim de que o MP empreenda ações integradas em âmbito estadual.
Fonte: MPE
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Homens invadem campo de Futebol Society e levam vários objetos

Justiça Federal determina que estado não cancele contratos dos servidores temporários

Museu da Gente Sergipana inicia hoje programação especial em celebração ao Dia da Sergipanidade

confira os destaques policiais nesta terça-feira (21)

Refis permite renegociação de débitos de ICMS com condições especiais
Mais acessadas
Venda de azeite, sal do himalaia e chá são restringidos pela Anvisa
Guilherme Boulos assumirá Secretaria-Geral da Presidência no lugar de Márcio Macêdo
Prefeitura de Aracaju garante transporte gratuito para estudantes durante o Enem
Chuvas moderadas a intensas são previstas em Sergipe até manhã de quarta-feira (22)
Abertas as inscrições para a II Mostra Travessias: Cinema–Educação em Sergipe
Mais notícias
-
1 hora, 58 minutos Chuvas moderadas a intensas são previstas em Sergipe até manhã de quarta-feira (22)
-
2 horas, 7 minutos Prefeitura de Aracaju garante transporte gratuito para estudantes durante o Enem
-
22 horas, 56 minutos Sistema Atalaia de Comunicação promove ações do Outubro Rosa com foco em prevenção e autocuidado