OMS diz que disseminação da gripe suína não pode mais ser contida
A diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, afirmou ontem (2) que a disseminação da influenza A (H1N1) - gripe suína - não pode mais ser contida. "Estamos na fase 6, o que significa que vivenciamos os primeiros dias de uma pandemia de influenza em 2009. Mais de 100 países já reportam casos", disse, ao participar de um fórum internacional sobre a doença em Cancún, no México.
Ela ressaltou, entretanto, que a OMS tem "boas razões" para crer que a pandemia terá "gravidade moderada", pelo menos em sues primeiros dias. O quadro clínico da gripe suína no mundo, segundo ela, ainda é "tranquilizador", uma vez que a maioria dos pacientes passa por sintomas leves e apresenta recuperação total após uma semana. "Mas precisamos ficar atentos ao que acontece no decorrer do inverno no Hemisfério Sul", alertou.
Até o momento, a OMS registra 77.201 casos da doença em 120 países, com 332 mortos.
Sergipe preparado para atender pacientes com gripe suína (Foto:ASN)
Em Sergipe, o Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE) é a unidade hospitalar de referência do Ministério da Saúde para o atendimento e internação de pacientes com Influenza A e está preparado para receber os pacientes suspeitos da nova gripe.A afirmação é do diretor do HUSE, Márcio Barretto, acrescentando que é importante a população saber que a capacidade de matar deste novo vírus da gripe não é maior do que a da gripe comum.
O diretor destacou que o Huse tem uma equipe de infectologistas de plantão 24 horas, todos os dias da semana, aptos a atender os pacientes suspeitos encaminhados, coletando amostras para exames e decidindo sobre a necessidade do uso do antiviral e da internação. "A estrutura ainda conta com três quartos de isolamento permanentemente disponíveis para a internação e antivirais para tratamento imediato", enfatizou Barretto.
Todo paciente suspeito de estar doente pelo vírus da nova gripe deve ser encaminhado para a Unidade de Atendimento à Influenza A, na Ala 700 do HUSE, após contato com o telefone do Plantão da Ouvidoria (0800 286 3000), que funciona das 7 horas às 18 horas.
Sintomas - Deve ser suspeito de estar com a Influenza A o indivíduo que apresentar febre de pelo menos 37.5 graus, mais tosse ou dor de garganta, ter chegado de viagem ao exterior a menos de 7 dias ou ter estado em contato próximo com pacientes com Influenza A, confirmada ou suspeita. Qualquer pessoa com estas características deve colocar uma máscara cirúrgica e procurar ou ser encaminhado para atendimento especializado na Unidade de Atendimento à Influenza do HUSE.
Em Sergipe, os casos suspeitos também estão aumentando, de modo que é preciso reforçar os esforços e a atenção de todos para que se consiga bloquear a disseminação do vírus na população e reduzir os potenciais danos que esta pandemia poderá causar", concluiu Márcio Barretto.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
ITPS inicia a operação 'aulas seguras' que tem como objetivo fiscalizar os materiais escolares
OMS faz um alerta global para evitar a disseminação do vírus da chamada gripe K
Além da doação de sangue, é importante reforçar também a necessidade da doação de plaquetas
Menino de 9 anos morreu durante a tarde de hoje quando uma pilastra desabou sobre a criança
Projeto intensifica proteção ao peixe-boi-marinho em Sergipe
Mais acessadas
Galeria J. Inácio recebe exposição ‘Às Margens de Mim’ nesta quinta (8)
Hemose registra baixa nos estoques e aponta emergência para tipo A+ em Sergipe
Homem é preso em flagrante por agredir companheira em Campo do Brito
Jau e Jorge Aragão na contagem regressiva para o show em Aracaju
Janeiro Branco: Saúde de Aracaju garante cuidado em saúde mental e escuta qualificada
Mais notícias
-
6 horas, 1 minuto Resultado parcial do PSS para psicólogos e assistentes sociais de Aracaju é divulgado
-
6 horas, 33 minutos Hemose registra baixa nos estoques e aponta emergência para tipo A+ em Sergipe
-
6 horas, 54 minutos VÍDEO; Criança de 9 anos morre após pilastra desabar em residência no Bairro América, em Aracaju