OMS diz que disseminação da gripe suína não pode mais ser contida

A diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, afirmou ontem (2) que a disseminação da influenza A (H1N1) - gripe suína - não pode mais ser contida. "Estamos na fase 6, o que significa que vivenciamos os primeiros dias de uma pandemia de influenza em 2009. Mais de 100 países já reportam casos", disse, ao participar de um fórum internacional sobre a doença em Cancún, no México.
Ela ressaltou, entretanto, que a OMS tem "boas razões" para crer que a pandemia terá "gravidade moderada", pelo menos em sues primeiros dias. O quadro clínico da gripe suína no mundo, segundo ela, ainda é "tranquilizador", uma vez que a maioria dos pacientes passa por sintomas leves e apresenta recuperação total após uma semana. "Mas precisamos ficar atentos ao que acontece no decorrer do inverno no Hemisfério Sul", alertou.
Até o momento, a OMS registra 77.201 casos da doença em 120 países, com 332 mortos.
Sergipe preparado para atender pacientes com gripe suína (Foto:ASN)
Em Sergipe, o Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE) é a unidade hospitalar de referência do Ministério da Saúde para o atendimento e internação de pacientes com Influenza A e está preparado para receber os pacientes suspeitos da nova gripe.A afirmação é do diretor do HUSE, Márcio Barretto, acrescentando que é importante a população saber que a capacidade de matar deste novo vírus da gripe não é maior do que a da gripe comum.
O diretor destacou que o Huse tem uma equipe de infectologistas de plantão 24 horas, todos os dias da semana, aptos a atender os pacientes suspeitos encaminhados, coletando amostras para exames e decidindo sobre a necessidade do uso do antiviral e da internação. "A estrutura ainda conta com três quartos de isolamento permanentemente disponíveis para a internação e antivirais para tratamento imediato", enfatizou Barretto.
Todo paciente suspeito de estar doente pelo vírus da nova gripe deve ser encaminhado para a Unidade de Atendimento à Influenza A, na Ala 700 do HUSE, após contato com o telefone do Plantão da Ouvidoria (0800 286 3000), que funciona das 7 horas às 18 horas.
Sintomas - Deve ser suspeito de estar com a Influenza A o indivíduo que apresentar febre de pelo menos 37.5 graus, mais tosse ou dor de garganta, ter chegado de viagem ao exterior a menos de 7 dias ou ter estado em contato próximo com pacientes com Influenza A, confirmada ou suspeita. Qualquer pessoa com estas características deve colocar uma máscara cirúrgica e procurar ou ser encaminhado para atendimento especializado na Unidade de Atendimento à Influenza do HUSE.
Em Sergipe, os casos suspeitos também estão aumentando, de modo que é preciso reforçar os esforços e a atenção de todos para que se consiga bloquear a disseminação do vírus na população e reduzir os potenciais danos que esta pandemia poderá causar", concluiu Márcio Barretto.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Hospital de Cirurgia se prepara para oferecer atendimento pediátrico de alta complexidade

Programa de intervenção vem trazendo resultados positivos com crianças e adolescentes com TEA

Pesquisa mostra que o acesso à rede, pode parecer simples, mas não é tão fácil

Direto de Brasília 17/09/25 - Aprovada PEC blindagem

Caso Lael: até sexta-feira a justiça vai ouvir várias testemunhas pela morte do advogado
Mais acessadas
Aracaju sediará Congresso Brasileiro de Microbiologia e o Food Micro Latino em outubro de 2025
Aracaju sediará o I Fórum das Cidades Sergipanas para debater planejamento urbano e ordenamento jurídico
Governo Lula se mantém com 51% de desaprovação e 46% de aprovação, mostra pesquisa Quaest
Governo de Sergipe inicia pagamento dos servidores estaduais em 29 de setembro
Projeto “Tamo Junto Aracaju” leva serviços de saúde ao bairro Industrial neste sábado (20)
Mais notícias
-
6 horas, 27 minutos Incêndio atinge apartamento na Barra dos Coqueiros
-
9 horas, 52 minutos Decreto prevê desapropriação de 85 mil metros quadrados para construção da nova ponte Aracaju-Barra
-
10 horas, 13 minutos Hospital de Cirurgia realiza primeiro implante do dispositivo Impella pelo SUS em Sergipe